Portos do Paraná realizam ações para valorizar a mulher


Março. Outubro. O mês não quer dizer nada. O importante, mesmo, é que um tempinho seja dedicado para lembrar a todas as mulheres o quanto elas são valiosas – estejam onde estiverem, em toda e qualquer atividade que desempenhem.

Pois é exatamente isso que a Portos do Paraná vem fazendo ao longo de todo o mês de outubro com uma série de ações alusivas ao Outubro Rosa. Para promover o empoderamento das mulheres que atuam na atividade portuária, vídeos foram gravados com elas e para elas. As imagens estão no novo perfil do Instagram da empresa: @portos_parana.

A primeira da série “As Mulheres do Porto” foi a mecânica Anna Júlia Bonzato, de 21 anos. Ela – que é de uma família de caminhoneiros – fez o curso técnico de mecânica aos 14 anos. Já atuou com outros equipamentos, mas hoje lida com os guindastes MHCs. “O prazer para mim é quando o motor está com falha, a gente fazer funcionar. Ainda mais um equipamento desse tamanho, que tem os MHCs”, diz ela.

Na sequência, a delegada chefe da Delegacia da Polícia Federal de Paranaguá, Christiane Seidel, falou sobre ser mulher na segurança pública e atuar no segundo maior porto do país. “Para mim é um sonho realizado. Quando a gente quer alguma coisa na vida, temos que ir atrás e lutar. Eu simplesmente gosto do que eu faço!”, garante a delegada.

A motorista de basculante da Copadubo, Ana do Nascimento, de 40 anos, foi a terceira da série. Ela está quase todos os dias na faixa portuária para buscar os graneis de importação que chegam. Gosta muito do que faz e recomenda. “Se você tem medo, vai com medo mesmo. Dá medo, mas você aprende!”, diz.

Nos próximos dias ainda serão veiculados os depoimentos da diretora executiva do Órgão Gestor da Mão-de-Obra Avulsa (OGMO) do Porto de Paranaguá, Shana Carolina Bertol; e da Juliane, que é operador de CT (caminhão usado internamente, no terminal, para transportar os contêineres do costado até a área de armazenagem).

CONSCIENTIZAÇÃO – Para lembrar da importância de cuidar-se, como parte do empodeiramento delas, esta semana, a empresa pública distribuiu às quase 80 mulheres do quadro, máscaras cor de rosa, com um convite para a palestra, que encerra a ação na próxima quinta-feira, dia 29.

Como é praxe, no mês de outubro, o tema do encontro é a conscientização quanto à prevenção ao câncer de mama. Porém, neste ano, nossa conversa será ON LINE, em parceria com o Instituto Peito Aberto.

No próximo dia 29 de outubro, quinta-feira, a Fabiana Parro, diretora executiva do Instituto, fará uma palestra exclusiva para as funcionárias e estagiárias da Portos do Paraná. Será às 15h, pelo aplicativo ZOOM.

 

Anterior Unidade de Dourados da BRF é reabilitada para exportar frango para a China
Próximo Dois portos de SC levam prêmio de sustentabilidade do governo