Portos do Paraná treina brigada de emergência em nível avançado


A Portos do Paraná encerrou na sexta-feira (17) o treinamento de um grupo de guardas portuários que integram a Brigada de Emergência no Módulo Avançado. Foram 40 horas de trabalhos intensos de reciclagem e muito aprendizado para aprimorar o atendimento em possíveis ocorrências no Porto de Paranaguá. Os brigadistas passaram a semana imersos em aulas teóricas e simulações onde, inclusive, tiveram que combater fogo usando todo o equipamento de proteção individual adequado para a função.

“A brigada é de suma importância para o Porto porque eles são os nossos guardiões, eles estão nos turnos 24 horas por dia. Todos da Uasp (Unidade Administrativa de Segurança Portuária) já têm treinamento e nesta semana tivemos a oportunidade de reciclar, trazer à tona os conceitos e práticas que são tão importantes”, destaca o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti.

De acordo com ele, em caso de alguma emergência, a brigada dará o primeiro atendimento num princípio de incêndio. “Se for algo mais complexo, a própria brigada vai acionar o Corpo de Bombeiros e/ou Defesa Civil. A Uasp e a brigada são estratégicas para o Porto e, ao treiná-los no Módulo Avançado, conseguiremos ser mais efetivos nos atendimentos, além de valorizar esses profissionais que possuem um papel muito importante na história do nosso Porto”, destaca o gerente.

Responsável pelo treinamento, Vagner Taborda, instrutor de uma empresa contratada, destaca a importância de a equipe estar preparada. “Seja ela uma emergência química, seja uma emergência de combate a incêndio ou qualquer situação que caracterize uma condição emergencial”.

De acordo o profissional, um dos objetivos do treinamento também é impactar a vida do brigadista de uma forma positiva. “Para que ele possa prevenir acidentes não só dentro de suas atividades laborais, dentro do seu trabalho, mas, principalmente, é uma bagagem que ele leva para sua vida, aplicando dentro de sua casa onde geralmente estão as pessoas com que mais nos preocupamos, mais amamos. É uma bagagem para nossa vida inteira”, disse Taborda.

Na visão de Eduardo Domanski, coordenador de Inteligência da Uasp e um dos participantes do treinamento, a qualidade do curso superou as expectativas. “O instrutor realmente levou o pessoal a colocar em prática as técnicas que estava nos passando. Isso é importante porque é o que a gente vai precisar no momento da ação. É importante a capacitação e o constante treinamento. A gente não quer ser acionado, mas se for tem que cumprir com excelência”.

Ao final, todos foram qualificados na Brigada Nível Avançado do Porto de Paranaguá.

 

Anterior Terminal de regaseificação em Suape trará investimento de R$ 1,5 bilhão para Pernambuco
Próximo Exportações de rochas do Brasil cresceram 39%