Portos portugueses esperam ampliar comércio marítimo com Brasil


Representantes de portos de Portugal consideram a América do Sul uma região estratégica para seus negócios e esperam aumentar o comércio marítimo com o Brasil. A Associação dos Portos de Portugal (APP) estará presente novamente na Intermodal South America, que nesta edição acontece de 19 a 21 de março, em São Paulo. A APP reúne os principais portos portugueses, representados por nove administrações portuárias. Na feira, estarão presentes cinco delas: Porto de Leixões, Porto de Aveiro, Porto de Lisboa, Porto de Setúbal e Porto de Sines. Com o evento, a APP espera conseguir aumentar as trocas comerciais com o Brasil.

“O objetivo é conseguir afirmar Portugal como a principal porta de entrada na Europa, já que o nosso país apresenta-se com uma vantagem competitiva face a outros portos europeus. Em termos de economia, de um a dois dias de trânsito nos tráfegos oriundos dos mercados da região”, destaca a presidente da APP, Lídia Sequeira.

De acordo com o ministério da economia português, as trocas comerciais entre Portugal e o Brasil somaram aproximadamente 2 bilhões de euros em 2018. Ainda de acordo com o ministério, as exportações portuguesas para o Brasil em 2018 foram lideradas pelo azeite, gasóleo (diesel), bacalhau, vinho e pêras, e as importações por produtos agrícolas como o milho e a soja, petróleo e minérios. “Cremos que existem muitas similaridades entre os dois países e no tipo de mercadorias movimentadas e portos, com a ressalva da escala de cada país”, explica Lídia.

Anterior TCP realiza semana interna do Meio Ambiente
Próximo Pernambuco contesta ofensiva de São Paulo por construção de corvetas