Praticagem de Pernambuco desenvolve segundo PPU mais avançado do mundo


“O PPU utilizado pela praticagem confere um grau de segurança e acuracidade em nível internacional, superando qualquer barreira de desconhecimento tecnológico ou de condições meteoceanográficas de Suape. Esse tipo de tecnologia usa com maior eficiência as características naturais do porto, como profundidade e águas tranquilas, assim como garante maior eficiência nas operações”, explica Paulo Coimbra, diretor de Gestão Portuária de Suape.

Os equipamentos disponíveis no mercado são estrangeiros, o que implica em dificuldade de manutenção, atualização e custos muito elevados envolvidos. A importância de contar com essa ferramenta para auxiliar as manobras em navios gigantescos, a exemplo de porta-contêineres de 366 metros, e desenvolver solução personalizada para Pernambuco foram os fatores que resultaram no desenvolvimento do projeto do PPU nacional.

SOBRE SUAPE

Fundado há 42 anos no Litoral Sul de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado a âncora e a locomotiva do desenvolvimento do Estado, atraindo grandes empreendimentos em suas cadeias produtivas. Situado a apenas 40 quilômetros do Recife e instalado em uma área de 13,5 mil hectares, é um complexo que conta com 150 empresas instaladas e em implantação. Ainda contempla uma grande área de preservação ecológica, que representa 59% do território, reafirmando o compromisso da empresa com uma agenda verde e sustentável, aliando o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente.

Em 2020, o porto movimentou o total de 25,6 milhões de toneladas de cargas, alcançando o recorde histórico e o quarto lugar no país no ranking da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Anterior Brasil adere à Blue Justice, iniciativa internacional de combate a crimes organizados na indústria pesqueira
Próximo Operação conjunta controla chegada de caminhões sem agendamento no Porto de Santos