ProChile promove primeira rodada de negócios virtual entre empresas brasileiras e chilenas, nesta terça-feira


ProChile, instituição do Ministério das Relações Exteriores responsável pela promoção do fornecimento exportável de bens e serviços chilenos, está organizando a primeira rodada de negócios virtual entre exportadores chilenos e compradores brasileiros, que irá acontecer na próxima terça-feira, 9/06.

O objetivo é inovar a maneira de realizar os negócios neste momento de pandemia, realizando a aproximação das empresas brasileiras que têm interesse nos produtos ofertados pelas empresas exportadoras chilenas.

ProChile promove primeira rodada de negócios virtual entre empresas brasileiras e chilenas, nesta terça-feira
Maria Julia Riquelme – Diretora do ProChile Brasil/ Imagem divulgação

“Com este momento delicado com a crise de Covid-19, ProChile estudou maneiras de continuar fomentando o mercado exportador, uma vez que a produção chilena de alimentos e bebidas está funcionamento com capacidade para cumprir seus compromissos com seus fiéis parceiros, como é o caso do Brasil”, destaca María Julia Riquelme, diretora comercial de ProChile Brasil.

“E vimos que é possível trabalhar com efetividade de maneira virtual, por isso organizamos a e-roda, para inovar e atender a necessidade dos novos tempos”, diz Riquelme.

O Chile é líder na exportação ao mercado brasileiro em diversos itens alimentícios, como o salmão fresco. Atualmente, 99% deste peixe consumido pelos brasileiros é de origem chilena. As frutas frescas, secas e desidratadas também são campeãs de exportação.

Nesta primeira rodada virtual, serão comercializados produtos do mar, como o salmão e o mexilhão, e frutas secas e desidratadas –nozes, passas, amêndoas, entre outras. E está confirmada a participação de cerca de 30 empresas brasileiras que têm interesse nesses produtos, sendo que da parte chilena, em torno de 15 empresas fornecedoras apresentarão suas variedades e diferenciais de negócios. Entre as empresas brasileiras, estão grandes redes supermercadistas, como o grupo Pão de Açúcar e a rede Zaffari.

A expectativa é de que sejam realizadas 89 reuniões dos interessados nas frutas secas e desidratadas e 17 para os produtos do mar.

Mulheres Empresariais

Intitulada E-Roda de Negócios Mulheres Empresárias, a iniciativa do ProChile, além de inovar o modo de fazer negócios em tempos de pandemia, tem o propósito de valorizar a força feminina na área dos negócios no Chile, sendo que esta rodada, da parte chilena, só contará com executivas do sexo feminino.

“O incentivo à força de trabalho feminina é um dos  pilares de ProChile, que tem desenvolvido diversas atividades de estímulo a elas no setor de exportação”, finaliza Riquelme.

(*) Com informações do ProChile

Anterior Países árabes buscam novos fornecedores no Brasil para reforçar estoque de alimentos na pandemiaAq
Próximo Estudo da Apex-Brasil mapeia ações e mostra caminhos para empresas brasileiras atuarem nos EUA