Qatar Petroleum assina contrato de construção naval de US $ 19,2 bilhões


A Qatar Petroleum fechou três acordos com os construtores de navios sul-coreanos que reservam vagas para a expansão da frota de navios GNL no valor de mais de US $ 19 bilhões.

A gigante do Catar disse na segunda-feira que assinou acordos para reservar a capacidade de construção de navios de GNL na Coréia do Sul para serem utilizados em seus futuros requisitos de frota de transportadores de GNL, incluindo aqueles para os projetos de expansão em andamento no Campo Norte e nos Estados Unidos.

Segundo os acordos, a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), a Hyundai Heavy Industries (HHI) e a Samsung Heavy Industries (SHI) – reservarão uma parte importante de sua capacidade de construção de navios de GNL para a Qatar Petroleum até o ano 2027.

Comentando após a assinatura dos contratos, o presidente e CEO do Qatar Petroleum e o ministro de Estado do Qatar para assuntos de energia, Saad Sherida Al-Kaabi, observaram que a empresa avançava a todo vapor com os projetos de expansão de North Field para aumentar a capacidade de produção de GNL do Qatar de 77 milhões hoje para 126 milhões de toneladas por ano até 2027.

Esses acordos garantirão nossa capacidade de atender aos requisitos futuros de frota de GNL para apoiar nossa capacidade de produção em expansão e requisitos de substituição de frota a longo prazo”, afirmou ele.

Al-Kaabi acrescentou que a empresa agora possui tudo para iniciar o maior programa de construção naval de GNL da história.

“Garantimos aproximadamente 60% da capacidade global de construção naval de GNL até 2027 para atender às necessidades de nossa frota de transportadores de GNL nos próximos 7-8 anos, o que poderia atingir mais de 100 novas embarcações com um valor de programa superior a 70 bilhões de Rials do Qatar ( mais de US $ 19,2 bilhões) ”, afirmou.

As novas embarcações de GNL serão equipadas com motores bicombustíveis de baixa velocidade que utilizam GNL como combustível, destacou Al-Kaabi.

Sendo o maior desse tipo na história da indústria de GNL, o programa de frota de transportadores de GNL da Qatar Petroleum atenderá aos requisitos de remessa da empresa, além de substituir a frota de GNL existente no Catar.

 

Anterior Porto da Beira recebe o maior navio de carga de sempre
Próximo Novo ciclo de dragagem começa no Porto de Santos