Recorde histórico: cargas conteinerizadas atingem maior movimentação já registrada


A movimentação de cargas conteinerizadas alcançou, em outubro, o maior volume já registrado na série histórica, consolidando o ritmo robusto de crescimento desse perfil de carga, que vem apresentando altas consecutivas ao longo de 2025.

Foram movimentados 15,3 milhões de contêineres no mês, segundo os dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Isso representa uma alta de 11,62% em relação ao mesmo período do ano passado.

A movimentação em TEUs foi de 1,4 milhão. Desse total, 1 milhão de toneladas foram movimentadas em longo curso e 0,4 milhão por cabotagem.

Movimentação total

Batendo mais um recorde, os portos brasileiros movimentaram 1,16 bilhão de toneladas de cargas no acumulado entre janeiro e outubro, marca que segue a tendência de alta do ano. O valor representa um aumento de 4,03% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em outubro, a movimentação total do setor foi de 121,5 milhões (+9,8%). O número também foi o maior para o mês na série histórica.

As cargas que tiveram a maior movimentação no décimo mês do ano foram: coque de petróleo, com movimentação de 0,72 milhão de toneladas e crescimento de 130,69%; soja que atingiu movimentação de 6,96 milhões e alta de 39,42%; e milho que movimentou 7,89 milhões e avançou 26,15%.

Cargas e navegação

Ao longo do mês de outubro também houve recorde na movimentação de graneis sólidos, com 73 milhões e crescimento de 11,38%. Foram movimentados 28,1 milhões de toneladas de granéis líquidos no décimo mês do ano, um crescimento de 10,82%, enquanto carga geral movimentou 5,1 milhões (-15,63%).

Outros recordes aconteceram nas navegações de longo curso, cabotagem e interior. O primeiro foi responsável pela movimentação de 89,9 milhões de toneladas de cargas, um aumento de 7,66%; a movimentação de cabotagem atingiu 25,6 milhões de toneladas, um crescimento de 9,75%; e a navegação interior movimentou 5,9 milhões de toneladas, uma alta de 57,7%.

Portos Públicos

Os portos públicos movimentaram 42,8 milhões de toneladas de cargas em outubro de 2025. O número representa aumento de 3,43% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Entre os 20 portos públicos que mais movimentam no país, o com maior crescimento percentual no décimo mês do ano foi o Porto de Santarém (PA). O aumento foi de 57,98%, em comparação com outubro de 2024, e a movimentação atingiu 1,1 milhão de toneladas.

Terminais Privados

Nos terminais autorizados houve um crescimento de 13,62% na movimentação em relação a outubro do ano passado. O setor movimentou 78,7 milhões de toneladas de cargas.

Entre os 20 TUPs que mais movimentaram em setembro, o com o maior crescimento de movimentação, comparado ao mesmo mês do ano passado[1] , é o Terminal de Petróleo Tpet/Toil – Açu (RJ) com uma alta de 85,52%. O terminal movimentou 5,3 milhões de toneladas de cargas.

Painel Estatístico

O Painel Estatístico da ANTAQ pode ser acessado via smartphones e tablets, disponível no site da Agência. Na consulta eletrônica podem ser checados dados de transporte de longo curso, cabotagem, vias interiores, além da movimentação portuária de contêineres.

 

Anterior Portonave é a oitava melhor empresa para se trabalhar em Santa Catarina
Próximo Brasil amplia desempenho portuário, cresce 9,8% em outubro e mantém projeção de recorde anual