Relação comercial com a Ásia impulsiona movimentação de carga no Brasil


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O bom desempenho dos negócios do país com os parceiros do continente asiático contribuiu para aumentar a movimentação de contêineres da Allog

A China continua sendo o maior mercado consumidor do Brasil, destino de 26,8% das exportações brasileiras realizadas de janeiro a outubro, com alta de pouco mais de 5% na comparação com o mesmo período do ano passado (22,5%). Os números são do relatório estatístico do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e correspondem a uma movimentação financeira de US$ 199.079.344.901 (valor FOB – Free On Board – no período).

O bom desempenho dos negócios do país com os parceiros do continente asiático contribuiu para aumentar a movimentação de contêineres da Allog, empresa especializada em logística internacional, para a região em 56% em 10 meses de 2018, na comparação com 2017. O aumento das movimentações da Allog para Ásia acompanha a tendência atual de crescimento da relação comercial entre o Brasil e o continente. Os embarques se dão principalmente por Navegantes, Itajaí, Itapoá e Imbituba, em Santa Catarina, além de Rio Grande (RS) e Santos (SP).

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, a Ásia (incluindo a China e a Índia) e a África ocuparam lugar de destaque na agenda do governo federal, tanto pelo papel que já desempenham na economia global quanto pelo seu potencial de crescimento. Entre os itens movimentados pela Allog com destino àquela região, destaque para a glicerina, madeira, produtos químicos, produtos têxteis, tabaco, resina (tanino), utensílios domésticos e ração animal.

A balança comercial do Brasil deve repetir este ano o resultado do ano passado, afirmou recentemente o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima. Em 2017, as exportações brasileiras superaram as importações em US$ 67 bilhões, o melhor resultado desde 1989, início da série histórica do MDIC. Entres os países asiáticos, a China respondeu durante todo o ano passado por 21,81% do vendido pelo Brasil para o exterior e 81% desse comércio está concentrado em produtos básicos; soja e minérios correspondem a 62% das exportações. ν

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