Rota inédita de voo cargueiro liga Florianópolis a Miami, nos Estados Unidos


A Latam Cargo iniciou a operação de voos cargueiros regulares no Floripa Airport. Com frequência semanal, o voo vai ligar a capital catarinense a Miami, nos Estados Unidos, todas as segundas-feiras. A expectativa é de uma eficiência logística, com ganhos significativos para os importadores catarinenses que, hoje, movimentam 95% da carga aérea estadual nos aeroportos paulistas. A aeronave decolará de Miami às 03h15 e pousará em Florianópolis às 13h15.

A nova operação só se tornou possível depois que a Floripa Airport assumiu as operações do aeroporto de Florianópolis e realizou uma série de melhorias de infraestrutura de pátio e pista, como a garantia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para receber aeronaves de código D e E, como o B767-300F. A capacidade operacional da aeronave é de 53 toneladas de carga.

Em 2019, a indústria catarinense transportou US$ 1,3 bilhão em cargas áreas. O diretor geral da concessionária, Ricardo Gesse, lembra que Santa Catarina tem condições muito favoráveis para movimentação de cargas internacionais. por conta dos incentivos fiscais oferecidas pelo governo catarinense. Antes da rota cargueira Miami-Florianópolis, a carga internacional para a região costumava ingressar no Brasil por Curitiba (PR) ou por São Paulo (SP). Desta forma, o seu encaminhamento para o destino final sempre dependeu do transporte terrestre complementar e mais oneroso.

A direção do aeroporto projeta encerrar o ano com um crescimento entre 15% e 20% na movimentação de mercadorias, na comparação com 2019, sem considerar o incremento que a rota que acaba de ser inaugurada pela Latam trará ao aeroporto. O setor de cargas representa cerca de 10% da movimentação financeira do aeroporto, sendo ainda os passageiros a maior fonte de receita do segmento. Atualmente, 70% de toda da carga movimentada pelo Floripa Airport é desembaraçada em até 24 horas.

Crescimento no setor de cargas

Dados estatísticos do Floripa Airport indicam que, até o momento, o terminal já movimentou de 60% a 70% de tudo que foi transportador em carga no ano passado, com um movimento financeiro de R$ 429 milhões. Para Ricardo, no entanto, o mais importante é considerar que o Floripa Airport pode ser tornar um Hub de Carga aérea para o Sul do país, atraindo novos players logísticos internacionais.

Além da regularidade das operações para Miami, no futuro, o aeroporto poderá vir a ter mais frequências de voos cargueiros para a América do Norte e novas operações para a Europa. Como Santa Catarina oferece condições fiscais diferenciadas para quem movimenta cargas no Estado, pode também haver o interesse de importadores de outros estados importarem por Florianópolis.

Conforme Diogo Elias, diretor da Latam Cargo Brasil, a decisão de inaugurar a rota no Floripa Airport é resultado do trabalho realizado pela direção do aeroporto e da companhia em oferecer mais opções de serviços para os clientes. Diogo destaca que o foco da rota deverá ser a importação de fármacos e produtos da indústria alimentícia e automobilística.

 

 

 

 

Anterior Crédito do BNDES tem alta de 247,8% no segundo trimestre
Próximo Vendas externas de carne suína têm forte alta em volume e receita em julho, diz ABPA