SCPar Porto de Imbituba lança Cartilha Butia catarinensis


A Cartilha Butia catarinensis, que resgata a prática cultural centenária do artesanato com a palha do butiá, palmeira nativa do litoral de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, foi lançada na última segunda-feira, 4, na 2° Feira do Livro de Imbituba. O livreto é uma das ações do Projeto Costa Butiá, que integra o Programa de Educação Ambiental da SCPar Porto de Imbituba. A publicação resgata informações sobre a espécie Butia catarinensis, seus usos tradicionais e dicas de como produzir artesanato com a palmeira. Também apresenta boas práticas para o manejo e a conservação da planta, atualmente ameaçada de extinção.

Durante o lançamento da cartilha, representantes da Autoridade Portuária e da Acquaplan, empresa que executa o Plano de Controle Ambiental do Porto, contaram à plateia de aproximadamente 160 pessoas, principalmente estudantes do município, um pouco mais sobre a história do Projeto Costa Butiá e a relação do fruto e da palmeira com a cultura de Imbituba. O evento também contou com a presença dos integrantes do projeto e a exposição dos artigos produzidos a partir da capacitação dos artesãos. A cartilha foi distribuída ao público da feira e será enviada às escolas do município para auxiliar na educação ambiental local. A versão digital já está disponível no site do Porto de Imbituba (www.portodeimbituba.com.br), na página Sustentabilidade.

O Projeto Costa Butiá

Desde 2018 o Projeto Costa Butiá desenvolve ações de capacitação dos artesãos locais, promovendo o empreendedorismo e a sustentabilidade. A arte de transformar a palha do butiá em artigos como chapéus, bolsas e chinelos é uma técnica antiga que estava em risco de esquecimento em Imbituba. O projeto reúne um grupo de 12 pessoas, as quais participaram de cursos de capacitação, ministrados por Sílvia Stutzer, artesã profissional, e Cacilda Custódia da Silva, única imbitubense que lembrava de todas as etapas para a produção de peças com a palha do butiá. No Natal 2019, o grupo integrará a programação natalina da Prefeitura de Imbituba, expondo, no calçadão do centro da cidade, um presépio em tamanho real, construído com essa matéria prima.

A Feira do Livro

A feira aconteceu em frente à Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa e contou com uma programação diversificada. Ao longo de todo o dia, o público pôde assistir a peças de teatro, ouvir contação de histórias, interagir em rodas de conversa, palestras e oficinas, além de visitar a exposição de escritores e livrarias. O evento foi organizado pela Prefeitura de Imbituba, através do Sistema Municipal de Bibliotecas, Livros, Leitura e Literatura, ligado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

 

Anterior Multilog abre seletiva para Startups
Próximo Porto de Santos faz hackathon para integrar órgãos governamentais em planos de emergência