Secex lança monitor que mostra desempenho e tendências do comércio exterior


A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia (ME) lançou em sua página na Internet o Monitor do Comércio Exterior Brasileiro. Essa nova ferramenta contém indicadores que permitem avaliar, de maneira simples, o desempenho do comércio exterior sob diversos ângulos e proporciona uma visão mais completa dos movimentos e tendências, em adição às informações já disponíveis na página de Estatísticas de Comércio Exterior.

O Monitor traz novos índices, como o quantum – que mede volumes comercializados – ajustado sazonalmente, o que permite uma observação mais acurada dos movimentos recentes, ao eliminar efeitos sazonais que afetam os fluxos de mercadorias, como períodos de safra, feriados e finais de semana. Assim, o público poderá observar os movimentos mais recentes e reais de exportação e importações por destino e origem e por grupos de produtos.

As informações serão atualizadas mensalmente, de modo a proporcionar uma visão qualificada dos dados para os mais diversos consumidores – desde pesquisadores até consumidores mais pontuais da informação.

Navegação intuitiva

A navegação na ferramenta é intuitiva e conta, por exemplo, com um mapa de calor responsivo, de acordo com os termos escolhidos pelo usuário para completar a seguinte pergunta: “Quanto o (volume/preço)das (exportações/importações/termos de troca) mudou no comparativo (mês anterior/mês do ano anterior/acumulado no ano/acumulado nos últimos 12 meses) com destino a(ao) ____?”

Possui também um informativo completo, que descreve os principais resultados que influenciaram os volumes e preços exportados e importados pelo Brasil. São apresentadas, ainda, as exportações e importações em valores totais mensais e trimestrais ajustados.

O usuário poderá consultar índices de preço e quantum com os seguintes critérios:
– Agregados mensais, trimestrais e anuais;
– Mensal detalhado por país;
– Mensal detalhado por blocos econômicos;
– Mensal detalhado por unidade da Federação;
– Mensal detalhado por Classificação por Grandes Categorias Econômicas (CGCE) (maior nível)
– Mensal detalhado pela International Standard Industrial Classification/ ISIC (seção e divisão)

Todas as categorias cobertas pelos índices contêm notas metodológicas na própria página, gráficos para melhor interpretação, além de tabelas e dados abertos para download.

Com a oferta dessas informações, o Monitor permite aprofundar a análise em questões mais apuradas que envolvam o comércio exterior, tais como:
– Qual foi o resultado (crescimento, queda ou estabilidade) do quantum exportado para um parceiro comercial?
– Como os termos de troca do Brasil se comportam ao longo do tempo com o mundo ou com um parceiro comercial?
– Qual ou quais países ou blocos econômicos mais contribuíram para o quantum total exportado?
– Qual ou quais categorias ou setores da economia mais contribuíram para o quantum total exportado?

Segundo o secretário de Comércio Exterior do ME, Lucas Ferraz, o lançamento de mais esta ferramenta está de acordo com a política de transparência e adequação às melhores práticas internacionais da Secex para compilação e disseminação das estatísticas de comércio exterior. “Para a construção do Monitor, a Secex implementou as melhores técnicas e padrões utilizados nas agências oficiais de estatísticas tanto no Brasil quanto no mundo”, explica.

Confira o Monitor do Comércio Exterior Brasileiro.

 

Anterior Painel de indicadores irá avaliar serviços prestados nos portos organizados
Próximo Brasil encerra colheita da soja com maior produção da história