Sepetiba Tecon está apto para receber navios da classe New Panamax


A Companhia Docas do Rio de Janeiro, Marinha do Brasil e Praticagem do Rio de Janeiro estabeleceram que o Sepetiba Tecon está apto para receber navios da classe New Panamax. Essas embarcações possuem cerca de 367 m de comprimento, 52 m de boca e podem transportar até 14 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

A autorização final foi dada após a conclusão dos relatórios de simulação de manobras realizadas, com a participação da Praticagem do Rio de Janeiro, no Maritime Institute of Technology and Graduate Studies (MITAGS), nos Estados Unidos. Foram também consideradas para a emissão da licença, a concretização de obras de dragagem e de alterações na sinalização náutica nas áreas de manobras, na bacia de evolução e berços do terminal  e o estabelecimento de parâmetros ambientais. Também foram levados em conta os parâmetros de manobra atuais que permitem operar com calado máximo de 15,40 m, para entrada e saída de navios porta-contêineres.

Segundo o diretor-geral do terminal, Augusto Wagner Padilha Martins, a operação de navios da classe New Panamax no Sepetiba Tecon, ratifica a importância do Porto de Itaguaí como ponto de conexão dos demais portos da costa brasileira. “Não é só o Sepetiba Tecon que ganha com essa autorização, ganha também o estado do Rio de Janeiro com o aumento da oferta de soluções logísticas para o mercado nacional”, afirma.

Anterior Caso de coronavírus em plataforma da Equinor expõe perigos da doença para o setor
Próximo Superintendência do Porto de Itajaí forma Comitê de Sustentabilidade