Suape inicia curso de reciclagem de eletroeletrônicos para jovens de comunidades locais


Gerar renda e fomentar o empreendedorismo, ajudando no desenvolvimento econômico e social de 30 jovens de Vila Nova Tatuoca e Nova Vila Claudete, comunidades do Cabo de Santo Agostinho. Esses são os objetivos do curso de logística reversa que iniciou na manhã desta terça-feira (13), Dia Mundial do Lixo Eletrônico, em espaço localizado em Vila Nova Tatuoca, onde foi montado o Laboratório de Inovação em Economia Circular. A ação, que faz parte do projeto de Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos no território de Suape, iniciou em agosto deste ano com a implementação de dez ecopontos de descarte desses resíduos, que servirão para o aprendizado dos estudantes.

Os alunos vão ter aulas durante dois dias da semana, com três horas de duração e as turmas foram divididas em quatro grupos para garantir o distanciamento social, em virtude da Covid-19. Os jovens vão aprender a teoria e a prática de como gerenciar resíduos; elétrica e eletrônica aplicada, recondicionamento de computadores e empreendedorismo. Além disso, vão entender o conceito de MetaReciclagem, que propõe a transformação social a partir do desenvolvimento de ações de apropriação e desconstrução da tecnologia, de forma descentralizada e aberta. As aulas vão até novembro.

“É muito bom aprendermos mais e eu aprendi que toda oportunidade a gente tem que agarrar. Com essa chance, podemos ter um trabalho, mais na frente, para ajudarmos nossa família”, afirmou o jovem Gleybson Victor da Silva, 13 anos, que mora em uma das casas do Conjunto Habitacional Nova Vila Claudete com a mãe, o padrasto e um irmão.

Os equipamentos utilizados pelos estudantes em sala voltarão ao uso quando reciclados, por meio de doação a centros comunitários, escolas, associações e outras entidades sem fins lucrativos da região. E os jovens que se destacarem podem ser encaminhados para estágios e vagas de trabalho. O projeto é coordenado pela SMS Soluções Ambientais, empresa contratada por Suape para coletar os resíduos e ministrar as aulas.

“Essa é a primeira turma de logística reversa do território e é um marco nessa perspectiva de criar uma sinergia com as empresas instaladas no Complexo e com as comunidades que estão sendo assistidas por Suape, gerando oportunidade de trabalho e renda para os jovens neste laboratório inovador”, declarou o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos André Cavalcanti.

O coordenador do projeto pela SMS, Sávio França, reforçou: “Estamos inaugurando uma experiência inovadora que é a criação do laboratório de economia circular. Os jovens das comunidades vão ter oportunidades nas áreas de empreendedorismo, inovação e logística reversa, e de desenvolver o ofício de reparo em computadores e periféricos. Isso oferece novas chances de trabalho e renda”.

O Projeto

Em agosto passado, Suape contratou a empresa SMS Soluções Ambientais para implementação do programa de Logística Reversa no seu território. O projeto foi dividido em duas etapas: instalação e divulgação de 10 ecopontos para descarte de resíduos eletroeletrônicos como computadores e celulares, e a capacitação para jovens de Nova Vila Tatuoca e Nova Vila Claudete para o mercado de trabalho.

Anterior Empresa alemã compra estaleiro em Itajaí para construir navios da Marinha
Próximo Cattalini Terminais Marítimos promove Inspeção Gerencial em suas instalações