Suape lança versão mobile do seu portal e da intranet


O portal do Complexo Industrial Portuário de Suape na internet e a plataforma de intranet Diário de Bordo ganharam suas versões mobile esta semana. Com isso, quem utiliza o celular ou outros dispositivos móveis para buscar informações nessas plataformas passou a ter uma experiência mais agradável, a partir de uma navegabilidade mais simples, rápida e inclusiva. A necessidade do aperfeiçoamento é vista nos números. Nos últimos seis meses, 48% dos 40.141 usuários que acessaram o portal de Suape utilizaram dispositivos móveis.

Na versão mobile, o conteúdo da tela é adaptado para a resolução que a maioria das pessoas consiga navegar sem prejuízo da leitura e usabilidade. As imagens, fontes e os elementos em geral da página são ajustados para que fiquem adequados ao tamanho da tela do usuário. Tudo isso dá melhor carregamento das informações e mais agilidade à plataforma. Além do benefício aos usuários, o portal tende a ficar mais bem posicionado nos mecanismos de busca.

Em relação ao Diário de Bordo, nome da rede intranet da administração do Complexo de Suape, a versão mobile chega em um momento em que muitos colaboradores estão em home office, devido à pandemia da Covid-19, o que facilita o acesso à rede por meio de seus telefones celulares. Segundo apontou a pesquisa TIC do IBGE, realizada no ano passado, o acesso à internet no Brasil é quase todo feito por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

O diretor de Tecnologia da Interagi Tecnologia, Thales Augusto Salvador, empresa que desenvolveu o portal da internet e a intranet de Suape, observa que, assim como a integração para a versão mobile, disponibilizar essa funcionalidade também aumentará o ranqueamento do Diário de Bordo. “Além do aumento de usuários, percebemos também o melhor ranqueamento dos sites que possuem versão mobile nos mecanismos de busca, ou seja, é bom para os usuários, que conseguem dispor de sites mais ágeis e mais eficientes, e para os donos das plataformas, que têm seus sites mais bem ranqueados nos mecanismos de busca”, salienta.

“A atual direção de Suape dá mais um passo no sentido de impactar seus serviços com transformação digital e atender melhor todos os parceiros envolvidos nos processos do porto e do complexo industrial, fortalecendo uma base ágil para obtenção de mais e melhores resultados em bem menos tempo do que se tinha anteriormente”, comemora Cláudio Alcoforado, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação de Suape.

Anterior Consulta para arrendamento de terminal de carga no Porto de Maceió
Próximo Novo 'shiploader' do Tegram começa a operar em agosto, mais que dobrando capacidade