Sudeste Export debate privatizações dos portos da região


Pela importância que representa para a balança comercial brasileira, a desestatização do porto de Santos, prevista para 2022, será um marco para o setor e para a retomada da economia. Além de ser o maior complexo portuário da América Latina, representa quase um terço das trocas comerciais brasileiras.

A privatização do porto de Santos integra um amplo projeto em curso pelo governo federal de buscar um modelo mais eficiente de gestão, flexível e que amplie o potencial de investimentos por meio de recursos privados para a gestão dos portos brasileiros. O resultado esperado é o de modernização e melhoria dos serviços, aumento da competitividade e incorporação das melhores práticas internacionais.

Para colaborar nesse debate, e já que os portos de Vitória e São Sebastião também estão inseridos no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) da Presidência da República, o Sudeste Export realiza o painel “Os caminhos para a desestatização dos portos do Sudeste”, que integra a programação do evento, previsto para os dias 19 e 20 de outubro, em São Paulo. Entre os temas a serem discutidos estão o impacto comercial entre os portos da região, os serviços essenciais e a desestatização e a realidade dos modelos internacionais em relação ao Brasil.

As inscrições para os debates são gratuitas e é necessário apenas se cadastrar neste endereço http://bit.ly/InscriçõesSudesteExport para receber o link de acesso e assistir. O evento conta com apoio institucional do Ministério da Infraestrutura.

A moderação do painel será do advogado Marcelo Sammarco (foto), conselheiro do Sudeste Export. Especializado em direito marítimo, portuário e regulatório, ele é sócio da Sammarco Advogados Associados, patrocinadora do Sudeste Export.

“Um dos aspectos a se observar é que esses portos, em especial o de Santos, mantenham as medidas de saneamento em curso para se tornarem atraentes aos olhos da iniciativa privada. Outro é o de entender qual é o melhor modelo, o que já está sendo alvo de estudos por um consórcio contratado para esse fim. Esse modelo pode incluir opções como a privatização integral ou uma oferta pública de ações”, afirmou Sammarco.

A formatação dos painéis é feita da seguinte forma: dois conselheiros são responsáveis pela apresentação e moderação. Eles recebem convidados presencial ou virtualmente para debater o assunto proposto. Se a opção for presencial, a organização já tomou todas as medidas necessárias para atender às exigências das autoridades públicas de saúde devido ao novo coronavírus.

A apresentação será de Henry Robinson, presidente do Conselho do Sudeste Export. Os expositores convidados para debater o tema são: Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura; Julio Castiglioni Neto, diretor-presidente da Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo); Fernando Biral, diretor-presidente da SPA (Santos Port Authority); Francisco Antônio de Magalhães Laranjeira, diretor-presidente da CDRJ (Companhia Docas do Rio de Janeiro); e Mario Lievens, diretor do Porto de Antuérpia. (*)

Inscrições

Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no endereço www.forumbrasilexport.com.br para receber o link e assistir. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.

Serviço

Sudeste Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária

Atividade: Painel “Os caminhos para a desestatização dos portos do Sudeste”

Data: 14h do dia 20 de outubro (*)

Local: evento online

Inscrições: gratuitas e podem ser feitas no site https://forumbrasilexport.com.br

 

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