Svitzer investe R$ 60 milhões em Vitória e mira portos do Nordeste


A Svitzer começou a operar dois novos rebocadores em Vitória (ES), abrindo a segunda fase de seu processo de expansão no Brasil. A empresa de apoio portuário do grupo Maersk, que no ano passado concentrou esforços na ampliação das atividades em Rio Grande (RS) e Santos (SP), aumentou presença no Sudeste brasileiro. Durante a primeira fase, entre 2015 e 2018, a Svitzer esteve mais focada no Sudeste e no Sul do país e entrou nos portos de Paranaguá (PR), Santos, Rio Grande, São Francisco do Sul (SC) e Itapoá (SC).

Com investimentos de R$ 60 milhões, os dois novos rebocadores que atuarão no Porto de Vitória possuem 32 metros de comprimento por 11 metros de largura. As embarcações estão equipadas com motores MTU, propulsão Schottel e contam com tração de amarração superior a 70 toneladas. Os rebocadores Svitzer Elias D e Svitzer Joaquim R foram construídos no estaleiro de Detroit (SC) e entregues no final de dezembro de 2018. “Os novos rebocadores estão entre as embarcações mais poderosas que atendem o porto”, destacou o diretor administrativo da Svitzer no Brasil, Rutger Thulin.

Ele acrescentou que Vitória é um passo natural para a empresa, na medida em que a localização geográfica é estratégica para os clientes. As operações nos terminais capixabas são parte do planejamento global de crescimento em mercados em desenvolvimento. “Nosso crescimento no Brasil está sendo impulsionado principalmente por clientes que precisam de serviços de alta qualidade que proporcionam segurança, confiabilidade e transparência”, disse Thulin.

O diretor revelou que a empresa também está de olho em potenciais oportunidades em portos do Nordeste. “Estamos subindo no mapa do país seguindo a necessidade dos nossos clientes. Já fornecemos serviços de reboque para grãos, fertilizantes e navios porta-contêineres”, contou Thulin. A Svitzer chegou em 2015 ao Brasil, depois da compra da Transmar Serviços Marítimos, com sede no Rio de Janeiro, e já investiu cerca de R$ 1 bilhão desde então. No mercado mundial de rebocagem marítima desde 1833, a empresa possui frota com mais de 430 embarcações e operações em todo o mundo.

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