TCP registra maior movimentação de carga reefer entre terminais brasileiros


As cargas são, entre outros, carnes, frutos do mar, peixes e produtos de origem animal com destinos a Ásia, Europa e Oriente Médio

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, registrou a maior movimentação de contêineres refrigerados entre os terminais brasileiros, contabilizando 8.442 contêineres embarcados em maio. As cargas são, entre outros, carnes, frutos do mar, peixes e produtos de origem animal, com origem no interior do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, e principais destinos a Ásia, Europa e Oriente Médio.

A movimentação foi a maior desde junho de 2017, quando foram exportados 8.236 boxes. “O recorde deve-se a um forte trabalho comercial realizado pela TCP e à capacidade operacional, já que o terminal é o único com conexão direta com a ferrovia e tem o maior parque de tomadas reefer da área de influência”, diz Alexandre Rubio, diretor Comercial da TCP.

O executivo destaca também que o terminal tem condições de operar mesmo em situações climáticas adversas. “Operamos sete dias por semana, 24 horas, mesmo em períodos mais chuvosos. Mantemos a capacidade total de operação, sem restrições para a atracação dos navios”, ressalta. “Além disso, contamos com a atuação dos órgãos intervenientes na área primária, realizando vistorias diárias e rápida liberação cargas, um diferencial para exportadores que têm negócio com mercados extremamente exigentes como o da Rússia”, finaliza.

Sobre a TCP

Responsável pelo maior investimento do setor portuário Brasil na atualidade, no qual estão sendo aplicados mais de R$ 550 milhões nas obras de ampliação da capacidade de movimentação do terminal dos atuais 1,5 milhão de TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano, a TCP está se preparando para atender a demanda de mercado brasileiro pelos próximos 30 anos. Desde 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China.

Anterior PIB: Economia brasileira cresce 0,4% no 2º trimestre e escapa da recessão
Próximo Nova versão do SearchX utiliza inteligência artificial para entregar panorama de mercado a partir de itens importados