TCU dá aval para concessão do trecho I da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol)


O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (11/11) a proposta de concessão do Trecho I da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). O trecho ferroviário compreende os municípios de Ilhéus e Caetité, na Bahia, e deverá ir a leilão no primeiro trimestre de 2021.

O projeto – que faz parte da carteira de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) – possui extensão de 537 quilômetros e é um importante corredor de escoamento de minério de ferro do sudoeste baiano. Há, ainda, a possibilidade de integração futura com a Ferrovia Norte-Sul, indo ao encontro do objetivo de integração das malhas ferroviárias e melhoria das condições logísticas do país.

“A ferrovia viabilizará a operação produtiva de diversos depósitos minerários, assim como será uma via eficiente para escoamento de carga de grãos do oeste baiano, gerando desenvolvimento social e econômico a uma região carente de infraestrutura”, ressalta o secretário de Parcerias em Transportes do PPI, Thiago Caldeira.

De acordo com os estudos, os investimentos a serem realizados no trecho serão da ordem de R$ 3,3 bilhões, para a conclusão das obras remanescentes e demais investimentos necessários à operação do Trecho I.

 

Anterior Exportação de açúcar bate recorde e balança comercial do agro alcança US$ 8 bilhões
Próximo Codeba registra resultado histórico na movimentação de cargas