TESC conquista Selo Diamante de Sustentabilidade concedido pelo MPor durante a COP 30


O Terminal Portuário Santa Catarina (TESC) foi reconhecido durante a COP 30, com o Selo de Sustentabilidade 2025 na categoria Diamante (o nível mais elevado) concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A certificação foi dada a empresas do setor de transportes que demonstram práticas consistentes e integradas de ESG, estimulando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e reforçando o papel estratégico do setor na transição para uma economia mais sustentável.

“A conquista do Selo de Sustentabilidade Diamante, concedido pelo MPor durante a COP-30, tem um caráter histórico e emblemático. É um reconhecimento do elevado nível de gestão ambiental e da efetividade de nossos programas e ações socioambientais, posicionando o TESC entre as grandes empresas do setor portuário”, destaca o CEO Fábio Mota.

Para participar da iniciativa, o TESC apresentou seus planos de ação estruturados nos eixos Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Governança, avaliados tecnicamente pelo MPor. O desempenho nível diamante foi destinado a empresas que se destacaram pela maturidade das políticas, pela integralidade das ações e pelos resultados apresentados.

_Plano de Sustentabilidade do TESC_

No eixo ambiental, o TESC estruturou um conjunto de iniciativas voltadas à mitigação dos impactos e ao fortalecimento da gestão ambiental. O plano contempla metas para redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e transição energética, medidas de adaptação às mudanças climáticas, bem como o mapeamento de riscos ambientais e operacionais.
Também são realizadas ações contínuas de conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, incentivo à economia circular, gestão integrada de resíduos e logística reversa e compromisso com a gestão responsável de recursos hídricos.

Na dimensão social, o TESC estruturou políticas voltadas à promoção da equidade e ao fortalecimento de relações responsáveis com seus colaboradores e comunidades vizinhas. Entre as ações, estão a adesão a indicadores de equidade de gênero e raça, iniciativas alinhadas ao conceito de salário digno, conforme diretrizes internacionais, e a implementação de práticas que ampliam a transparência e a justiça salarial.

No eixo de governança, o TESC se destacou pela adoção de políticas estruturadas e alinhadas às melhores práticas de integridade. Entre as iniciativas reconhecidas no processo de avaliação estão a implantação, divulgação e atualização contínua das políticas ESG, bem como o fortalecimento das políticas anticorrupção, com foco em transparência na relação com o poder público, capacitação das equipes e aprimoramento dos canais de denúncia.

 

Anterior Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) leva à COP30 ações de descarbonização e transição energética nos portos do país
Próximo MPor realiza Market Sounding para venda assistida do Aeroporto do Galeão