Transport LogIstic 2019 reforça tendências da logística internacional


Única revista brasileira a cobrir o evento, Informativo dos Portos traz detalhes do que foi apresentado na maior feira de logística do mundo, na Alemanha

O mundo da logística teve um só endereço no início de junho: Munique, na Alemanha. Durante quatro dias, os principais portos, companhias aéreas, agentes de carga, fornecedores de equipamentos e empresas de tecnologia  voltadas ao setor apresentaram portifólios e novidades ao mercado internacional durante a Transport Logistic 2019. Consagrada como o principal lançadora de tendências do transporte internacional do mundo, a feira teve 10% a mais de expositores e 5% a mais de visitantes, além de um salão adicional. A revista Informativo dos Portos foi o únicio veículo de comunicação segmentado do Brasil a cobrir a edição 2019.

 A guerra comercial entre Estados Unidos e China, a nova rota da seda, as transformações geradas pela inteligência artificial e as oportunidades para mulheres no mercado logístico foram alguns dos temas apresentados em fóruns e mesas de debate da Transport Logistic. A escassez de motoristas também foi um dos tópicos dominantes dos debates do evento. Além de condições de trabalho mais atraentes para os profissionais, a inteligência artificial poderia ajudar a longo prazo, tornando as cadeias logísticas mais transparentes e eficientes de forma geral.

No total, foram 2.374 expositores e cerca de 64 mil visitantes. “A Transport Logistic confirmou seu papel como o maior centro logístico intermodal do mundo”, diz Stefan Rummel, diretor administrativo da Messe München. O número de expositores da China quase dobrou, chegando a 64. “As empresas chinesas estão cada vez mais procurando parceiros de cooperação na Europa como parte da iniciativa da Rota da Seda”, completou Rummel.

Os 10 principais países expositores depois da Alemanha foram Holanda, Itália, Bélgica, França, Polônia, China, Áustria, Espanha, Reino Unido e República Tcheca. Novos expositores incluíram empresas como Fercam, Neutral Air Cargo, Hong Kong COSCO Shipping Lines, Asia Shipping e Yuxinou Logistics. Outra grande novidade foi o retorno da DHL como expositora.

Indústria logística

Já os principais desafios enfrentados pela indústria logística foram discutidos na abertura de um dos painéis. “Precisamos tornar os fluxos de tráfego mais eficientes e acessíveis, bem como ambientalmente favoráveis ​​ao clima”, afirmou o ministro do Transporte, Andreas Scheuer. O chefe da DHL, Dr. Frank Appel, expressou um otimismo contido: “embora as relações entre os governos dos Estados Unidos e da China não sejam favoráveis ​​no momento, as mercadorias encontram seu caminho apesar das disputas alfandegárias”.

A situação é também um desafio para o frete aéreo, “que é um negócio muito volátil. Temos de estar abertos a opções e pensar a longo prazo”, declarou Dorothea von Boxberg, diretora de produto e vendas da Lufthansa Cargo AG. Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd AG, explicou que sua empresa está bem preparada: “Temos sido um motor ativo de consolidação em nossa indústria nos últimos cinco anos, permitindo-nos fortalecer significativamente nossa posição de mercado global.”

Bélgica lança plataforma digital de alfândega e simplifica e-commerce

Como um grande centro europeu de comércio exterior, a Bélgica quer simplificar significativamente a importação e exportação de mercadorias. A inovadora plataforma aduaneira BwE-GATE, lançada oficialmente durante a Transport Logistic 2019, foi especialmente projetada para o mercado do comércio eletrônico com o objetivo de acelerar a eficiência do desembaraço aduaneiro no fluxo de mercadorias.

A nova plataforma já conta com o apoio de quatro importantes centros de comércio eletrônico: os portos de Antuérpia e Zeebrugge e os aeroportos de Bruxelas e Liège. Desenvolvido pelo Departamento de Alfândega e Impostos da Bélgica, o portal é único na Europa e foi concebido para processar grandes quantidades de dados, que podem ser transmitidos simultaneamente por meio de um formulário oficialmente aprovado pela alfândega.

Para remessas menores ou iguais a 22 euros, esse formulário também serve como uma declaração de liberação para consumo. Para todos os outros embarques, é necessária uma declaração adicional na solução de software alfandegária belga PLDA (PaperLess Douanes et Accises / Paperless Customs & Excise). Os varejistas também recebem automaticamente informações sobre as remessas selecionadas para controle alfandegário. O software também fornece uma recomendação para a determinação do valor aduaneiro com base em critérios definidos, se o valor da alfândega não puder ser determinado por um método alternativo.

Os pré-requisitos para uso são que o operador econômico tenha uma sede na Bélgica e um status como agente alfandegário. Além disso, são necessários um depósito intermediário ou um local aprovado como armazém alfandegado e a autorização para o uso da declaração simplificada. Os produtos sujeitos a impostos especiais de consumo, bens sujeitos a licenças e a restrições especiais estão excluídos da utilização do BE-GATE.

Empresa apresenta solução para peak season de final de ano

O peak season (alta temporada no transporte) é hoje um dos principais gargalos logísticos para diferentes países no segundo semestre. Atenta a esta demanda de mercado, a Dascher apresentou na Alemanha uma alternativa de frete aéreo para evitar gargalos de peak season entre outubro e dezembro. Trata-se do Boeing 747 fretado, com capacidade de carga de 105 toneladas métricas por voo entre a Europa e a Ásia. “Esperamos que a alta temporada deste ano seja novamente forte para o frete aéreo. Ter nossa própria opção de frete significa que podemos criar capacidade premium ao mercado com agendas fixas de processo e de trânsito”, disse Timo Stroh, diretor de frete aéreo global da Dachser.

Desta forma, segundo Timo, a empresa permite que os clientes tenham um volume extra de carga mesmo quando a capacidade no mercado de frete aéreo é pequena. Cargas especiais, como mercadorias com temperatura controlada e mercadorias expressas, também podem ser enviadas para qualquer lugar na Europa e no norte da China. Os clientes de projetos charter na Europa também se beneficiam do cruzamento das linhas de negócios Dachser Air & Sea Logistics e Dachser European Logistics. A empresa lida com coleta e entrega com a ajuda de transportes terrestres, e na Ásia, a Dachser Air & Sea Logistics organiza a coleta e distribuição para o transporte do interior por meio de empresas parceiras.

Empresas de tecnologia lançam novas soluções para o setor

A Transporeon está avançando rapidamente no desenvolvimento de novas funções para suas plataformas de nuvem, permitindo a digitalização e a automação de processos logísticos. Na Transport Logistic 2019, a empresa apresentou uma série de soluções digitais para frete e transporte. Esses novos recursos estendem as propostas por comparações de mercado (benchmarks) na plataforma de ofertas da Ticontract, permitem que os varejistas escalonem dinamicamente os tempos de entrega na plataforma Mercareon e integrem o faturamento de frete automatizado na plataforma Transporeon.

Entre as novidades apresentadas em Munique estavam, por exemplo, extensões práticas para a plataforma Mercareon Live Yardview. Com o novo recurso de “lista de tarefas”, os caminhões em espera podem ser priorizados de acordo com uma lista de tarefas. A sequência de descarga é organizada com base em critérios objetivos, mas sem alterar diretamente o planejamento de descarrega.

O novo recurso “replanner” serve para o mesmo propósito. Ele compara automaticamente as tarefas de carregamento e a disponibilidade de recursos assim que o usuário insere lacunas de carga de trabalho no sistema.  A partir de meados de setembro, o “Gap Finder” identificará automaticamente esses espaços em branco. Somente as sugestões de alterações de data no depósito devem ser aceitas com o clique do mouse no Live Yardview para otimizar a entrega de fluxo de mercadorias pela plataforma.

Outra inovação apresentada na Alemanha foi o Transporeon Freight Billing. Com esse recurso, os transportes podem ser coordenados de forma rápida, transparente e sem barreiras de idioma por meio de um processo automatizado. Para isso, os itens individuais no sistema são automaticamente comparados com os dados de alocação de transporte e as taxas e sobretaxas ali armazenadas. Todas as etapas são documentadas e podem ser visualizadas por todas as partes com acesso autorizado ao sistema. Com a nova função, os desvios nas quantidades e sobretaxas transportadas também podem ser esclarecidos e aprovados antes do faturamento.

Rede de despachantes

A AEB SE, provedora de software de logística e comércio exterior, fez uma estreia mundial na Transport Logistic: o Customs Heroes (www.customsheroes.com), a primeira rede digital de despachante aduaneiro. Através desta rede, os serviços mundiais de renomados despachantes alfandegários, como Canal Ports, Rusak, Perinter, Portmade e Nord Quest, estão disponíveis em uma única plataforma.

A ferramenta digitaliza os processos até então amplamente fragmentados entre agentes alfandegários e empresas da indústria, comércio e agenciamento de carga. “Há uma série de vantagens tanto para o despachante aduaneiro quanto para o cliente. O desembaraço é acelerado e a coleta manual de dados é eliminada. Isso reduz os custos e taxas dos agentes alfandegários por seus serviços — até 50% acima das taxas usuais “, disse Mark Brannan, diretor de desenvolvimento de negócios internacionais da AEB.

A cooperação de agentes de carga com os agentes alfandegários é associada a um alto esforço manual. O Customs Heroes define um processo completamente digitalizado. Os usuários enviam os dados necessários para o desembaraço através de uma interface para a plataforma, que os transmite de forma estruturada. O despachante aduaneiro leva-o automaticamente ao seu sistema. Após a declaração aduaneira, os documentos para transferência, bem como as avaliações alfandegárias e fiscais, são devolvidos ao cliente. Este também pode se informar on-line a qualquer momento sobre o status de seu desembaraço.

 Atualmente, o Customs Heroes está presente em 18 países. Entre eles estão Bélgica, Canadá, China, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. Os planos são ambiciosos. Até o final de 2020, a plataforma chegará a 30 países, possivelmente também no Brasil.

Asia Shipping estreia na Transport Logistic

A única empresa do setor com matriz no Brasil que expôs na Transport Logistic 2019 foi a Asia Shipping. Com 23 anos de história e 1,2 mil colaboradores distribuídos em 39 escritórios de 11 países, a empresa de logística internacional aproveitou o ambiente de negócios em Munique para reforçar a atuação do novo escritório com a bandeira Asia Shipping na Alemanha. 

Especialista em importações para toda a América Latina, a Asia Shipping passou a integrar em 2015 o ranking das 50 maiores companhias do setor mundial de freight forwarding da Transport Topics – única empresa latina a ser reconhecida. No ano passado, aderiu ao Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado-OEA e foi certificada pela Receita Federal, além de receber o Selo Verde do Jornal Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A empresa também é certificada pela ABNT ISO 9001:2015 para as atividades do setor.

Segundo o CEO da Asia Shipping, Alexandre Pimenta, que  acompanhou de perto a Transport Logistic no estande da feira, em Munique, a companhia vem crescendo a uma média de 7% ao ano. “Estar na Transport Logistic nos ajuda a fortalecer a marca na Europa e a ampliar mercados em diferentes países que compõem o bloco econômico”, observa.

Na Alemanha, segundo o diretor da nova unidade no país, Luís Campos, a Asia Shipping atua, principalmente, na movimentação logística de máquinas e peças de carro. Com presença em Frankfurt (com foco no hub aéreo) e em Hamburgo (com foco no marítimo), a empresa prospecta, para os próximos anos, um fortalecimento entre o mercado europeu e países da América Latina.

Nas diferentes unidades da empresa ao redor do mundo, a Asia Shipping atua com serviços de logística marítima, aérea, rodoviário, carga projeto, consolidação de cargas, desembaraço aduaneiro, inteligência fiscal e tributária, inspeção e qualidade e seguro de cargas.

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