Transporte de cargas ferroviárias apresenta novo crescimento em abril


O transporte ferroviário fechou o mês de abril com crescimento de 5% do volume total transportado comparado ao mesmo período de 2020. Este foi mais um mês de crescimento em todos os setores com destaque para a movimentação de combustíveis e contêineres, o que demonstra diversificação do modal para além das commodities. Os dados são informados pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O transporte de contêineres teve evolução positiva total de 39%. Já os contêineres de 40’ (TEUs) tiveram aumento de 41,5% e de combustíveis, 46,5% — em grande parte justificados pela retomada de fluxos e de investimentos em segurança, via permanente e operação ferroviária.

“Os sucessivos aumentos nos volumes de cargas transportados pelas ferrovias mostram o tamanho da importância deste modal para a infraestrutura brasileira. A busca pelo reequilíbrio da matriz de transportes passa pelos investimentos que estão sendo feitos em nossas ferrovias”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

PRODUTOS – O transporte de açúcar e carvão mineral em abril apresentou expansão de 20% e 18%, respectivamente. Já a indústria siderúrgica apresentou redução de 10%. As ferrovias associadas à ANTF registraram aumento de 12,4% no transporte de minério de ferro durante o período comparado. O transporte de carga geral também verificou aumento de 4%, gerando um crescimento acumulado de 10,2%.

“Os bons resultados comprovam que estamos no caminho certo em fomentar os projetos de concessão ferroviários, fundamentais para o escoamento de mercadorias em longas distâncias, menos poluentes e mais eficientes”, declarou o secretário nacional de Transportes Terrestres (SNTT), Marcello Costa.

RUMO – A produção em abril da Rumo Malha Central, com trecho de 172 quilômetros recém-inaugurado, praticamente dobrou: houve um aumento de 98% e um volume total de 443,83 milhões de TKU (de soja) com destino ao porto de Santos.

 

Anterior Mercosul retoma negociações do Acordo de Livre Comércio com Coreia do Sul
Próximo Exportações de calçados seguem em recuperação e setor projeta alta de 13% nas vendas externas em 2021