Um gigante em crescimento: Itapoá já é o maior porto de SC


Com apenas oito anos de operação, terminal é destaque frente aos demais portos brasileiros, explorando as condições favoráveis da Baía da Babitonga

Ele surpreende pelas dimensões e pelos números. O caçula catarinense entre os terminais portuários do estado tem comportamento e resultados de gente grande. Estatística que acaba de ser publicada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) traz o Porto Itapoá na primeira posição entre os portos movimentadores de contêineres de Santa Catarina e terceira do Brasil.

Os dados refletem o crescimento do terminal nos últimos anos. Segundo a Antaq, o incremento em Itapoá foi o maior entre os seis maiores portos brasileiros, de 15,92%, com 735 mil TEUs movimentados em 2019. Dados preliminares divulgados pelo porto em janeiro apontavam crescimento de 14%. Desde o segundo semestre de 2019, apresentava uma retomada no crescimento do volume, especialmente com cargas de importação e transbordo. No ano, o incremento foi de 25% e 46%, respectivamente, em relação a 2018, performando, somente nessas duas operações, mais de 217 mil unidades. Em outubro já figurava na terceira posição e nos meses seguintes manteve o resultado.

As cargas de transbordo se destinam, habitualmente, para terminais com capacidade de receber grandes embarcações, como no caso do Porto Itapoá. Para o estado, essa é uma tendência cada vez mais utilizada pelos grandes armadores, cujos navios acima de 330 metros de comprimento conseguem escalar, até o momento, apenas em Itapoá. Outro destaque em 2019 foi o incremento das cargas de cabotagem. A operação, que crescia anualmente desde o início das operações do terminal, bateu o recorde de movimentação, ultrapassando as 30 mil unidades no último ano, aumentando em 24% seu volume em Itapoá.

Estratégia

Com apenas oito anos de operação, o Porto Itapoá desenvolveu uma estratégia de diferenciação frente aos demais portos brasileiros, explorando as condições favoráveis da Baía da Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina, na operação de grandes navios. Outro fator preponderante é o cuidado com o atendimento personalizado ao mercado, com agilidade e resolutividade das demandas trazidas por diferentes setores da economia. Tanto é que Itapoá foi reconhecido pelo terceiro ano consecutivo como “Destaque Setorial em Atendimento ao Cliente” em pesquisa realizada pelo IBRC (Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente).

Em parceria com o Porto de São Francisco do Sul, o terminal privado também ajuda a elevar o índice de participação no volume de mercadorias movimentadas no estado. De acordo com a publicação da Antaq, o Complexo Portuário da Baía da Babitonga movimenta 59,3% de toda a carga que passa pelos portos no estado, incluindo grãos, combustíveis, minério, fertilizantes, veículos, contêineres e carga geral. Ao todo, Santa Catarina movimentou quase 47 milhões de toneladas em 2019. Desse montante, os portos da Babitonga movimentaram quase 28 milhões de toneladas.

Os números de 2019 foram comemorados por toda a diretoria do terminal. Para Cássio Schreiner, presidente do Porto Itapoá, o resultado é uma conquista histórica. “Com apenas oito anos de operação, já figuramos como um dos maiores terminais de contêineres do Brasil. Entendemos que essa conquista é fruto de um planejamento assertivo que potencializa as características especiais de Itapoá, valorizando a condição natural da Baía da Babitonga, somado a uma relação de confiança junto aos armadores, importadores e exportadores”, diz.

Crescimento da região

Desde que o porto começou a ser construído no município do litoral norte de Santa Catarina, pouca gente no Brasil tinha ouvido falar da pequena Itapoá. É inegável que o porto foi responsável por um salto econômico e social não somente da cidade, mas de toda a região norte do estado. O terminal também colaborou para a atração de grandes indústrias e empresas para as redondezas, o que gerou a alavancada na economia local.

Oito das 10 cidades com o maior crescimento populacional em Santa Catarina são da região norte do estado. Entre elas estão Schoereder, com aumento de 3,25% no número de moradores, Balneário Piçarras (2,97%) e Itapoá (3,23%). A que mais cresceu, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi Araquari, que teve aumento de 4,09% na população e, segundo previsões do Instituto, chegou a 36.710 habitantes em 2018.

De acordo com o último relatório divulgado em 2018 pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, Santa Catarina teve o terceiro estado com melhor desempenho nas contratações naquele ano. Joinville, também no norte de Santa Catarina, foi a cidade de destaque: contratou mais do que demitiu, fechando 2018 com o saldo positivo de mais de 9 mil postos de trabalho formais.

A vizinha Araquari também tem mostrado ótimos números nas contratações formais. Segundo dados divulgados pelo IBGE por meio do Cadastro Nacional de Empresas (Sidra), em 2009, 5.432 tinham empregos com carteira assinada. Isso representava 34% dos habitantes da cidade. O último relatório divulgado pelo Sidra foi em 2016. Nessa época o número de trabalhadores formais de Araquari ultrapassou 13 mil.

A indústria é responsável por boa parte das vagas de emprego. Araquari tem 4.500 empresas, incluindo algumas gigantes, como a montadora alemã BMW e a multinacional coreana Hyosung, que fabrica fios de elastano para a indústria do vestuário. Uma das fábricas do grupo Mabel Pepsico também está em Araquari, sendo fabricadas ali bolachas e waffles.

Os números de 2019 foram comemorados por toda a diretoria do Porto Itapoá. “O porto nasceu do zero em um município que nos abraçou desde o princípio de nossas atividades mas que nunca havia experimentado a vocação portuária. Foi necessário investir em infraestrutura, formar pessoas, estabelecer cultura logística e empreendedora. Com todos esses desafios, é extremamente gratificante ver esse resultado e saber que todo o esforço empenhado levou o Porto Itapoá a ser o maior porto de Santa Catarina na movimentação de contêineres, e terceiro maior do Brasil, em apenas oito anos.” 

Projetos ambientais e sociais são premiados e viram referência

Entre as recentes conquistas e reconhecimentos no ano passado, o Porto Itapoá foi agraciado com o Prêmio Antaq 2019, em Brasília. O terminal conquistou o terceiro lugar na categoria Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental. E,m sua terceira edição, o Prêmio Antaq objetiva reconhecer iniciativas que contribuam para melhorar o serviço prestado pelas empresas de navegação e pelas instalações portuárias reguladas pela agência, fomentar a produção técnico-científica e disseminar as boas práticas relacionadas à operação e gestão no setor aquaviário.

No final do ano passado, o terminal também recebeu o Prêmio Fritz Müller 2019, promovido pelo IMA (Instituto de Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina).  Itapoá conquistou o primeiro lugar na categoria Educação Ambiental com o Projeto Itapoá Sempre Verde. Em sua 21ª edição, o Prêmio Fritz Müller reconhece as empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente. O mesmo projeto já tinha levado o porto a ser campeão na categoria Preservação Ambiental do Prêmio Empresa Cidadã 2019, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC).

Há um ano, o Porto Itapoá também foi reconhecido em um prêmio internacional por sua atuação na comunidade. O Navis 2019 Inspire Awards, realizado em San Francisco, na Califórnia, reconheceu as ações do Projeto Ampliar, que há três anos beneficia propostas de melhoria sugeridas pela população local, contabilizando um investimento de mais de R$ 325 mil. A cerimônia ocorreu em São Francisco, Califórnia, e contemplou o Porto na categoria Customer and Community Impact. “Nossas iniciativas socioambientais vêm recebendo reconhecimentos, tanto da comunidade envolvida nos programas, quanto em importantes premiações ambientais e de cidadania. Não é por acaso que aderimos ao Pacto Global da Organização das Nações Unidades (ONU) para reforçar o nosso compromisso para uma atuação mais sustentável nos âmbitos Social, Ambiental e Econômico”, afirma o presidente do Porto Itapoá.

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