​​Vendas de veículos de nova energia da China ocuparão 50% do mercado até 2025


A China renovou seu apoio político para o setor de veículos de nova energia, um movimento que os especialistas acreditam que irá alimentar ainda mais uma indústria que já está na faixa de aceleração.

Dias antes do Feriado do Dia Nacional, geralmente visto como uma época de pico de compras, a China anunciou que a isenção de impostos de compras para NEVs será estendida até o final de 2023. Isto marca a terceira prorrogação desde que o país implementou a política pela primeira vez em 2014.

Com base nos preços de venda dos principais veículos de nova energia no mercado, os especialistas estimam que a política ajudará os compradores de automóveis a economizar cerca de 10.000 yuans, enquanto os formuladores de políticas esperam que resulte em 100 bilhões de yuans de impostos renunciados em todo o país.

A isenção de impostos tem se mostrado uma ferramenta eficaz para estimular o consumo. Nos primeiros sete meses do ano, a política cortou cerca de 40,7 bilhões de yuans em impostos, um aumento de 108,5% em relação ao ano anterior, de acordo com a Administração Tributária da República Popular da China.

Especialistas acreditam que essa política favorável irá desencadear ainda mais a demanda do mercado por NEVs, um setor que tem registrado rápida expansão nos últimos anos.

Nos primeiros oito meses deste ano, um total de 3,86 milhões de NEVs foram vendidos na China, aumentando cerca de 110 por cento ano a ano, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos Automotores (CAAM, sigla em inglês).

Globalmente, a China ocupa o primeiro lugar em termos de produção e vendas por sete anos consecutivos desde 2015, disse o vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT, sigla em inglês), Xin Guobin.
Boom no setor de NEVsO boom no setor NEV da China veio quando a segunda maior economia do mundo lançou uma série de incentivos políticos para estimular o desenvolvimento dos NEVs.

Meng Wei, porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR, sigla em inglês), disse que a China considerou os NEVs como um ponto focal na transformação de sua indústria automobilística, criando uma estrutura política que forneceu uma base sólida para o seu desenvolvimento.

O governo chinês divulgou seu “Plano de Desenvolvimento da Indústria de Veículos de Nova Energia (2021-2035)” em novembro de 2020, que afirma que o país pretende atingir 25% de penetração dos NEVs até 2025.

No entanto, o rápido crescimento da indústria na China nos últimos dois anos parece ter sido o que mais surpreendeu.

De janeiro a julho, a China vendeu 3,19 milhões de NEVs, representando 22% de todas as vendas de veículos de 14,48 milhões, de acordo com dados divulgados no mês passado pela Associação dos Fabricantes de Automóveis da China. Em julho, a taxa foi de 24,5%.

Como comparação, no início de 2021, a penetração dos NEVs na China ainda estava abaixo de 8%.

A China é o mercado de veículos elétricos que mais cresce, e a taxa de penetração aqui será definitivamente muito mais alta do que nos mercados estrangeiros, e poderá subir rapidamente para 50% ou até mais no futuro, disse o analista.

Além disso, mais de 600 políticas de apoio foram implementadas pelos governos centrais e locais, abrangendo inovação tecnológica, promoção e aplicação, e segurança.

Incentivos políticos sustentados ajudaram o setor a alcançar avanços em áreas como desenvolvimento tecnológico e crescimento de mercado, disse Shi Jianhua, vice-secretário geral do CAAM.

Os dados mostram que as vendas de NEVs no país superaram 11,08 milhões de unidades no final de maio, em comparação com apenas 20.000 unidades no final de 2012.

Meng acredita que ainda há um grande potencial de crescimento no mercado NEV da China, dizendo que o país está vendo o consumo aumentar, com uma geração de jovens consumidores que estão mais receptivos a novas tecnologias e produtos.
Mercado de NEVs da ChinaMais medidas políticas estão em andamento. De acordo com Meng, a China trabalhará para melhorar ainda mais seu sistema político relacionado ao NEV, otimizar o layout industrial, intensificar a inovação tecnológica e aprofundar a cooperação internacional no setor.

O apoio à política ajudou, com a China pilotando uma política de subsídios para os NEVs em 2010. Graças a incentivos governamentais, as vendas de NEVs dobraram no mês passado de um ano antes para 529.000, como mostraram os dados da Associação de Fabricantes de Automóveis da China, com a taxa de penetração saltando 11 pontos percentuais para 28,3%.

Os fabricantes chineses de NEV também assumiram a liderança mundial. A BYD, com sede em Shenzhen, por exemplo, substituiu a Tesla como a campeã mundial de vendas da indústria. No primeiro semestre deste ano, a BYD vendeu 641.000 veículos no mundo todo, mais de 300 por cento acima do mesmo período do ano passado e superando os 564.000 da Tesla.

As startups chinesas NEV também levaram a mudanças no mercado automotivo. Na era dos veículos movidos a combustíveis fósseis, as marcas estrangeiras eram mais avançadas tecnologicamente e as montadoras chinesas ficaram para trás. Mas os produtores de NEV do país estão agora na vanguarda.

“A competição entre as marcas chinesas e estrangeiras NEV se tornará mais intensa no próximo ano”, disse Ouyang Minggao, membro da Academia Chinesa de Ciências. Haverá um grande ajuste das empresas líderes nos próximos cinco a dez anos, e é difícil prever qual será a melhor, acrescentou.

O progresso no desenvolvimento da bateria é uma das principais razões para o rápido desenvolvimento dos NEVs na China. A Contemporânea Amperex Technology Co. baseada na Ningde está no topo do mercado mundial de baterias de energia desde 2017, e a participação da BYD também tem aumentado. Metade das 10 maiores empresas globais de baterias de energia são da China.

As baterias de energia chinesas formaram uma cadeia industrial completa, com uma quota de mercado global de 90% para materiais anódicos e uma taxa de fornecimento independente para materiais de diafragma superior a 90%.

A meta da China é atingir 25% de penetração dos NEVs até 2025, mas agora parece que a meta poderia ser alcançada três anos antes deste ano, disse Miao Wei, ex-ministro da indústria e tecnologia da informação e membro do Comitê Nacional (CPPCC, sigla em inglês), disse.

Miao fez o comentário em um evento relacionado ao NEV realizado hoje em Nanjing, província de Jiangsu, de acordo com várias reportagens da mídia local. A taxa de penetração dos NEVs refere-se à proporção de tais modelos em todas as vendas de veículos.

Fonte: China2Brazil

 

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