Videoconferência discute processo Desestatização do Porto de Itajaí


Nesta tarde de sexta-feira (10), ocorreu uma importante Videoconferência, para discutir os avanços relacionados ao processo de Desestatização do Porto de Itajaí, devido à proximidade do termino de Convênio de Delegação do porto ao município.

Oencontro foi organizado e motivado pelo Assessor de Gabinete, Airlon Da Silva Jaques, que, na oportunidade esteve representando o Secretário de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, e o Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

Estavam presentes na reunião, o Prefeito de Itajaí Volnei Morastoni, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga, o Diretor Geral de Operações Logísticas, Heder Cassiano Moritz,o Presidente da Intersindical Laboral e do Sindicato dos Arrumadores de Itajaí, Ernando João Alves Júnior, o Presidente doSindicato dos Conferentes, Marcio Aurélio Guapiano,o Presidente do Sindicato dos Vigias Portuários de Itajaí,Jorge Roberto Duarte Maia, oPresidente do Sindicato dos Consertadores, Cargas e Descargas do Porto de Itajaí, Henrique José Ternes, o Presidente do Sindicato dos Estivadores de Itajaí, Saul Airoso da Silva, todos representando osTPA’s (classe dos Trabalhadores Portuários Avulsos).

O encontro contou ainda com a participação do Diretor do Departamento de Novas e Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias, Fábio Lavor Teixeira.

O propósito da reunião está voltado para a manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal, em pauta a elaboração de uma contraproposta a ser enviada ao Governo Federal, para que a Autoridade Portuária continue a manter este modelo de gestão, responsável pelo sucesso no terminal portuário.

FÓRUM DE DEFESA DA AUTORIDADE PORTUÁRIA:

Na próxima terça-feira, 14, acontecerá no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, uma nova Reunião de Trabalho, e na oportunidade, estarão presentes todos os membros titulares ou de seus representantes de Órgãos da Administração Pública, Sociedade Civil Organizada (Entidades), do Terceiro Setor e Setor Produtivo, Classe dos Trabalhadores Portuários, etc.

Com base em todos os esclarecimentos, que até o momento já foram levados ao público, este encontro objetiva o agrupamento de novas informações associadas ao processo de Convênio de Delegação 08/1997, tendo como objetivo geral, o Poder Concedente de deferir a prorrogação do prazo de vigência por mais 25 anos, para vigorar até 1º/01/2048.

A proposta realizada pelo Fórum nos últimos encontros, propõem que as reuniões ocorram semanalmente no auditório da Superintendência, podendo haver flexibilidade a possíveis encontros presenciais, e através de plataformas online.

 

Anterior Nova sinalização do canal do Porto de São Francisco aumentará a segurança na movimentação dos navios
Próximo China testa primeiro robô de abastecimento inteligente de combustível