Porto de Vitória: movimentação cresce 23,14% no acumulado do ano


Mantendo a tendência de crescimento na movimentação de cargas, o Porto de Vitória registrou ganho de 23,14% nos dois primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo intervalo do ano passado. Neste período, foram movimentadas 1.129.088 toneladas, sendo estas as principais cargas: soda cáustica; malte; adubo e fertilizante; contêiner e mármore e granito.

Em meio aos destaques de movimentação por natureza de carga, aparece o granel sólido, com aumento de 88,56 mil t movimentadas em relação ao mesmo período do ano anterior, percentual que corresponde a 27,13%. Nesta categoria, os principais produtos movimentados tiveram aumento expressivo: malte (+41,3%) e fertilizante (+38.39%). De acordo com o coordenador de Planejamento e Desenvolvimento (COPLAD), Leonardo Bianchi, a perspectiva é que o granel sólido seja a principal carga operada no Porto de Vitória em 2021.

Dentre o granel líquido, a soda cáustica foi o maior destaque, registrando aumento de 72%. O relatório de movimentação elaborado pela COPLAD também dá destaque a carga conteinerizada, que no acumulativo registrou aumento de 30,33% em comparação a 2020, movimentando 114,69 mil t. Ainda, a movimentação de carga geral solta apresentou aumento de 18,92%, tendo como destaque a exportação de granito.

Quantidade e origem

Na soma de janeiro e fevereiro deste ano, o Porto de Vitória registrou percentual de 51,27% em embarque de longo curso (embarcações com destino para fora do Brasil) e 48,73% na categoria de cabotagem (navios com destino a portos brasileiros).

Além disso, no acumulativo, o porto registrou mais toneladas em embarque de produtos quando comparado a desembarque. Neste primeiro, foram registradas 261,21 mil t de produtos movimentados e, quanto ao desembarque de cargas, o porto capixaba registrou 243,96 mil t.

Quando o assunto é origem de cargas, o país que aparece no topo de importações dos produtos movimentados pelo Porto de Vitória são os Estados Unidos, que somente nos dois meses iniciais deste ano recebeu 45 mil t de carga. O país norte-americano é seguido pela China, Colômbia, Holanda e Estônia.

Já dentro do território brasileiro, o estado que teve destaque em produtos recebidos pelo porto capixaba foi São Paulo, com 101 mil t de cargas recebidas. O estado paulista é seguido pelo Rio de Janeiro, Amazonas e Paraná.

 

Anterior Brasil tem parecer favorável da OIE para ampliar zonas livres de febre aftosa sem vacinação
Próximo Receita Federal realiza leilão de equipamentos eólicos em 31 de março