A Portos do Paraná realizou, nesta quinta-feira (25), o Abril Verde 2024, que busca conscientizar o trabalhador portuário sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho. O evento é uma parceria com o OGMO (Órgão de Gestão de Mão de Obra), Paraná Medicina Empresarial, SEST SENAT e Prefeitura de Paranaguá. O evento foi realizado na entrada do Palácio Dom Pedro II, em Paranaguá, e reuniu mais de mil e quinhentos trabalhadores e usuários do porto. Os visitantes receberam orientações de saúde, segurança e meio ambiente, puderam aferir pressão, testar a glicemia e receber vacinas contra a gripe de graça. Também foram entregues cremes para proteção solar e outros brindes.
“Este é o terceiro ano consecutivo que a Portos do Paraná realiza o evento, que traz uma agenda muito rica em atividades e serviços aos trabalhadores. Nosso principal objetivo é conscientizar a comunidade portuária da necessidade de seguir as orientações de segurança para evitar acidentes”, enfatizou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.
A diretora executiva do OGMO, Shana Bertol, destacou os resultados positivos do Abril Verde. “Encerramos o ano de 2023 com um decréscimo de 13% no número de acidentes de trabalho envolvendo trabalhadores portuários avulsos. É um resultado importante, pois demonstra que todas as ações realizadas pelo OGMO e pela Portos do Paraná vêm gerando um resultado positivo, garantindo a segurança dos nossos trabalhadores, que estão diariamente realizando operações portuárias no carregamento e descarregamento dos navios”, destacou Shana.
De acordo com o Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti, a adesão dos portuários foi grande e mostra que a cultura de prevenção tem sido bem assimilada no Porto de Paranaguá. “São informações úteis que eles levam para o dia a dia e que realmente fazem diferença na rotina do trabalho. Ao longo do ano já trabalhamos com essas informações preventivas, mas como estamos no mês alusivo à saúde e segurança, realizamos este evento para reforçar e concentrar esse atendimento aos trabalhadores”, destacou.
Na visão da Engenheira de Segurança do Trabalho do OGMO, Karla Alves, a adesão foi extraordinária. “Todo mundo que passa aqui estava curioso sobre o que era o evento, queria participar também e passou em pelo menos uma ação que montamos e isso é muito bom porque trouxemos medições, vacina, dinâmica de segurança para aprender a identificar risco e perigo e isso promove a cultura de segurança”, apontou.
Ao final do evento, foi sorteada uma TV Smart 32″ entre os portuários que mais seguiram as práticas seguras na rotina de trabalho. Leonardo Fernandes, do Rocha Operador levou o presente para casa. “Fiquei muito feliz com o prêmio ainda mais fazendo o que eu gosto que é trabalhar na operação portuária e é gratificante saber que estão olhando pela gente e é primordial trabalhar com segurança”, declarou o vencedor.
“Esta é uma ação muito valiosa para os trabalhadores no seu dia a dia, pois trabalhamos com o cuidado à saúde, segurança dos portuários e prevenção de acidentes”, finalizou Sbravatti.