Parceria entre Ministério dos Transportes e Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe fomenta mapeamento logístico regional


O Ministério dos Transportes deu mais um passo importante nesta terça-feira (1º) rumo a um planejamento logístico integrado de longo prazo. A pasta assinou com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para realizar estudos junto aos estados brasileiros, no sentido de aprimorar a elaboração do Plano Nacional de Logística 2050 (PNL). Esta é a primeira vez que o Brasil conta com um gerenciamento do setor, que abrange todas as regiões.

“A partir desse trabalho, com acesso a mais informações, teremos também muito mais precisão na identificação da origem e dos fluxos das cargas no Brasil. Isso representa uma grande evolução em relação ao que tínhamos no passado”, afirmou o ministro dos Transportes em exercício, George Santoro.

Com aporte de US$300 mil do CAF para a realização da pesquisa, a iniciativa irá mapear as principais demandas e gargalos regionais.

“Acreditamos que o futuro da logística no Brasil passa por um planejamento estruturado, conectado com as vocações regionais e os desafios de infraestrutura”, disse Estefanía Laterza, representante do CAF no Brasil.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Transportes e Mobilidade, Fábio Damasceno, acredita que uma cadeia logística mais eficiente permite ao Brasil competir em nível global. Ele ressaltou a importância de alinhar os investimentos, evitando casos em que a unidade federativa e a União atuem em rodovias paralelas, quando o ideal seria sincronizar as ações.

“É muito importante para orientar todos os estados sobre onde concentrar os melhores investimentos, seja em rodovias, ferrovias, portos ou aeroportos”, pontuou Damasceno.

Escuta ativa

O PNL 2050 será lançado no segundo semestre de 2025. A sociedade civil tem até 18 de julho para contribuir na construção do plano, por meio da plataforma Participa + Brasil, do Governo Federal. As diretrizes estão sendo elaboradas com base nas determinações do Planejamento Integrado de Transportes (PIT), instituído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em maio do ano passado, por meio do Decreto n.º 12.022/2024, que busca ampliar a competitividade nacional, promover o desenvolvimento regional e fortalecer a integração do território.

“A grande novidade trazida pelo decreto é a governança interministerial. Por força dessa governança, o PNL deixa de ser um documento setorial e passa a representar um compromisso do Governo Federal”, conta a subsecretária de Fomento e Planejamento do Ministério dos Transportes, Gabriela Avelino.

“O planejamento nacional de longo prazo do setor de transportes passa a ser um compromisso de Estado”, concluiu.

Também participaram do evento o secretário-executivo adjunto do Ministério de Portos e Aeroportos, Fábio Lavor, e o diretor de Mercado e Inovação da Infra S.A., Marcelo Vinaud.

Foto: Michel Corvello/MT

 

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