A Multilog, uma das maiores plataformas integradas de operações logísticas do Brasil, com sede em Itajaí (SC), confirmou presença como expositora e patrocinadora da Logistique 2025. O evento, um dos principais do setor logístico no país, será realizado de 12 a 14 de agosto, no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú.
“A Multilog se posiciona como uma plataforma consolidada de operações logísticas no Brasil. É líder na administração de recintos alfandegados, incluindo pontos de fronteira seca no Mercosul, e possui certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) para atuar em cinco Centros Logísticos Industriais e Aduaneiros (CLIAs) e dois portos secos”, explica Pietro Paroni, gerente comercial da Multilog para a região Sul.
A empresa opera com dois escritórios corporativos e 35 unidades espalhadas pelo país, totalizando 2,2 milhões de metros quadrados em áreas de armazenagem. Atende clientes de diversos setores, como alimentos, bens de consumo, saúde, químico, automotivo e industrial, agronegócio e tecnologia.
“A presença de uma das mais relevantes empresas de logística integrada do Brasil consolida a importância da Logistique e ressignifica o papel dos eventos setoriais, criando um ambiente propício à busca de soluções e estímulo a investimentos na logística nacional”, destaca Leonardo Rinaldi, CEO da Logistique.
Paroni reforça que participar da Logistique é estratégico para a Multilog, pois a feira representa uma vitrine para apresentar suas soluções ao mercado, especialmente aos setores em que atua. “O evento é um importante hub de negócios e conhecimento. Nele, vamos demonstrar nossas inovações tecnológicas, fortalecer a marca, interagir com clientes e lideranças do setor, além de compartilhar experiências”, pontua.
A principal solução oferecida pela Multilog é a logística integrada, com serviços que abrangem desde a nacionalização de mercadorias até a armazenagem, gestão de estoque e distribuição. A empresa atua em armazéns alfandegados, centros de distribuição, transporte e portos secos de fronteira.
“O foco está na rastreabilidade, confiabilidade e eficiência ao longo de toda a cadeia de suprimentos. As soluções são personalizadas conforme o perfil de cada cliente, apoiadas por uma infraestrutura robusta e preparada para atender mercadorias de diversos segmentos da economia”, completa Paroni.
A empresa também investe de forma contínua em tecnologia e inovação, com o objetivo de migrar parte do seu modelo de negócios físico para o ambiente digital — um diferencial competitivo que agrega valor às operações e amplia os benefícios aos clientes.
Tradição e expansão nacional
Fundada em Santa Catarina, a Multilog soma mais de duas décadas de experiência em logística. Em 1996, recebeu a autorização para operar a primeira Estação Aduaneira do Interior (EADI). Em 2016, expandiu sua atuação para o Paraná e o Rio Grande do Sul, com a aquisição de empresas do setor. Já no fim de 2017, ingressou no mercado paulista.
Em 2022, como parte de seu plano de expansão, realizou duas aquisições que ampliaram sua presença no Nordeste, em São Paulo e em Santa Catarina. No ano seguinte, deu início a um novo ciclo de crescimento com a inauguração do Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC), do Armazém Geral Químico em Itajaí (SC) e do novo Polo de Saúde em Alphaville (SP).
Diante do aumento da demanda por movimentação de cargas, a Multilog lançou um novo plano estratégico de investimentos. O objetivo é dobrar sua operação e alcançar um faturamento de R$ 3 bilhões até 2028, com aportes de R$ 900 milhões entre 2026 e 2028. Os investimentos contemplam unidades nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Bahia.
O plano inclui a readequação e o reposicionamento de unidades alfandegadas e não alfandegadas, com foco no aumento da capacidade de atendimento. A maior parte dos recursos será destinada às regiões Sudeste, Sul e Nordeste, com destaque para São Paulo, que deve receber R$ 500 milhões. A expectativa é que a Multilog encerre 2025 com faturamento de R$ 1,5 bilhão.
A estratégia leva em consideração os impactos da Reforma Tributária. Com o fim dos incentivos fiscais de ICMS, a tendência é que estados com maior dinamismo econômico, como São Paulo, concentrem novos investimentos. “Do total previsto, R$ 350 milhões serão aplicados em 2026, com valores semelhantes nos dois anos seguintes. O foco será ampliar a infraestrutura e a capacidade de atendimento para setores como saúde (health care), químico, alimentos e bebidas, industrial e cargas especiais — como papel e celulose, peças de energia e veículos para mobilidade urbana.”
A reestruturação das unidades também deve permitir quintuplicar a capacidade de movimentação de cargas em estruturas mais compactas, com realocações para espaços maiores e mais eficientes.