MPor firma acordo de R$ 1,5 bilhão com grupo chinês para expansão do Porto de Paranaguá


O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) firmou, nesta quarta-feira (5), um acordo de investimento com o grupo chinês CMPort para a expansão do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Paraná. Representando a pasta em missão oficial na China, o secretário Nacional de Portos, Alex Avila, assinou o plano em Xangai, durante reunião com o CEO da CMPort, Xu Song. A CMPort é considerada uma das maiores empresas do setor portuário mundial.

A expansão prevê investimentos de mais de R$ 1,5 bilhão, que serão implementados nos próximos anos com foco no aumento da capacidade de armazenagem e movimentação de cargas do terminal paranaense. “Com os investimentos, o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) se consolidará como um dos maiores e mais importantes terminais do Brasil”, destacou o secretário Alex Avila.

Já o CEO da CMPort, Xu Song, reforçou a confiança no país, afirmando que a companhia chinesa está “com apetite para mais investimentos”.

A assinatura fechou a agenda estratégica de três dias do secretário Alex Avila na China. Além do acordo, o objetivo dos técnicos do MPor foi conhecer de perto as operações logísticas e a tecnologia de ponta empregada nos portos do país.

Porto Seco de Shenzhen

Na primeira etapa da agenda, a comitiva visitou um terminal de retaguarda (Porto Seco) em Shenzhen, pertencente ao grupo CMPort, que atua em 52 portos em 26 países. “Podemos entender como a logística chinesa funciona para receber e expedir produtos para vários lugares do mundo. O conglomerado, de mais de 420 mil metros quadrados, funciona como área de apoio logístico para atender o mercado local e também preparar produtos para serem exportados”, explicou o secretário.

O centro logístico da CMPort em Shenzhen oferece uma gama completa de serviços de logística portuária integrada, o manuseio e armazenamento, serviços de armazém, gestão da cadeia de abastecimento, serviços aduaneiros, transporte Rodoviário e tecnologia Inteligente.

Porto de Xangai

O secretário também esteve no Porto de Xangai, o maior do mundo em movimentação de contêineres, e referência no comércio global por estar há 14 anos consecutivos como um dos mais movimentado do mundo. Ele também funciona como uma ponte vital que conecta a China aos mercados globais, sua escala afeta diretamente os custos de frete e a cadeia de suprimentos mundial. “Conhecemos as operações e observarmos boa parte do funcionamento local, sem operadores de equipamentos ou caminhões”, contou Alex.

Em termos de volume, o porto quebrou recordes sucessivos, movimentando mais de 51 milhões de TEUs (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés) em 2023, e ultrapassando a marca de 50 milhões de TEUs em 2024. O volume de carga em contêineres que passa por Xangai supera a soma de todos os portos dos Estados Unidos juntos.

 

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