ANTAQ e Marinha do Brasil se reúnem para discutir a colaboração da Agência durante a Auditoria da IMO no país


Os diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), gestores da Agência e servidores que participam do GT-IMO, realizaram uma reunião com o alto comando da Marinha nessa quarta-feira (21). O objetivo foi definir os últimos detalhes relativos à participação e à contribuição da ANTAQ durante a Auditoria dos Estados-Membros da Organização Marítima Internacional (IMSAS-IMO), que neste ano será realizada no Brasil

O encontro ocorreu de maneira híbrida: presencialmente no prédio da ANTAQ e virtualmente por meio da plataforma Microsoft Teams, e contou com a participação de representantes da ANTAQ e da Marinha do Brasil.

Durante a reunião, foram discutidos aspectos relativos ao documento “Plano Geral para Implementação dos instrumentos da Organização marítima internacional”, que contou com aportes da Agência e foi aprovado durante a última reunião da Comissão Coordenadora dos Assuntos da IMO- CCA-IMO, da qual a Agência participa.

Além disso, foram tratados aspectos relativos à implementação de alguns códigos da IMO no que tange as responsabilidades do País enquanto “Estado de Porto”, como os códigos IMSBC, IMDG e o Grain Code.

Atenção especial foi dada à recente atualização que a Agência realizou na norma que disciplina a prestação de serviços de retirada de resíduos de embarcações em águas sob jurisdição nacional em portos públicos e nas instalações portuárias autorizadas (Resolução Normativa 99/2023-ANTAQ).

Cabe ressaltar, que a ANTAQ é a entidade responsável por alimentar o sistema Gisis da IMO, no que tange as informações relativas às empresas que prestam esses serviços no Brasil. Também fica à cargo da Agência responder, à IMO, inadequações reportadas durante a contratação e prestação desses serviços.

Por fim, foram debatidos temas a serem transmitidos à IMO durante a realização das auditorias. Na oportunidade, a ANTAQ irá realizar apresentação institucional que deverá abordar a Agenda Ambiental 2022/2023 da ANTAQ, o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), o painel estatístico da Agência, o estudo de Impacto da Mudança do Clima nos Portos Brasileiros, além de outras ações voltadas a sustentabilidade e a segurança portuária.

O encontro contou com a presença do diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, do diretor Lima Filho, e representando a Marinha do Brasil estiveram presentes o capitão de Mar e Guerra Fernando Emanuel Benites, da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário (Diretoria de Portos e Costa) e o capitão de Mar e Guerra Paulo Roberto da Costa Barros, encarregado da Divisão de Coordenação dos Assuntos da IMO (Estado-Maior da Armada).

Também estiveram presentes o assessor de Relações Internacionais, Alexandre Dal Fior, o superintendente de Outorgas, Renildo Silva, o superintendente de Fiscalização, Luiz Carlos de Souza, a superintendente de Desempenho, Sustentabilidade e Inovação, Cristina Castro, o gerente de regulação Portuária, Sandro Monteiro, o gerente de Regulação de Navegação, José Neto, e o gerente de Apoio Técnico, Fábio Fonseca.

Sobre a IMO

A IMO é uma agência da estrutura da ONU que visa a fornecer mecanismos de cooperação entre governos e estabelecer padrões internacionais de segurança marítima e eficiência da navegação, bem como padrões de prevenção e controle da poluição marítima causada por navios.

Cabe à Marinha do Brasil representar o país no organismo, trabalho esse apoiado pela  CCA-IMO. A ANTAQ conta com um Grupo de Trabalho designado para participar ativamente apoiando a Marinha brasileira em comitês técnicos, como o Comitê de Segurança Marítima (MSC); Comitê de Facilitação (FAL); Comitê de Cooperação Técnica (TC); e Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho (MEPC).

 

Anterior Renault atinge marca de um milhão de veículos exportados com destaque para Porto de Paranaguá
Próximo Baidu lança serviço comercial de transporte por aplicativo totalmente autônomo na China