ANTAQ lança aplicativo voltado para segurança dos passageiros do transporte aquaviário


O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, e o diretor substituto, José Renato Fialho, lançaram o primeiro aplicativo da ANTAQ, chamado de Navegue Seguro. O evento foi realizado nesta terça-feira (3), no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA). A ferramenta permitirá a consulta de empresas e embarcações de transporte de passageiros e/ou cargas que são autorizadas pela autarquia. O aplicativo é gratuito e já está disponível na versão para Android e IOS.

Por meio do Navegue Seguro será possível consultar se a empresa ou embarcação que oferece o serviço está autorizada pela ANTAQ, evitando os riscos de contratar um serviço clandestino, além de verificar os esquemas operacionais autorizados (dias e horários). O passageiro também poderá fazer denúncias, reclamações, sugestões e elogios ao serviço contratado.

O objetivo do app é deixar a viagem ainda mais segura. O Navegue Seguro fornece informações sobre a regularidade em travessias internacionais, interestaduais ou intermunicipais em diretriz de rodovia federal; e de embarcações da navegação interior de percurso longitudinal interestadual e internacional, seja ele exclusivo para passageiros ou misto (passageiros e cargas).

PAINEL DA NAVEGAÇÃO

A ANTAQ também apresentará o Painel da Navegação. A plataforma contém dados e informações sobre as Empresas Brasileiras de Navegação (EBN) outorgadas pela Agência, além das respectivas frotas.

Atualmente, existem 196 instalações privadas no estado do Pará (158 registradas e 38 autorizadas), sendo que 98% já estão em operação. A região também conta com 24 Terminais de Uso Privado (TUP) e 14 Estações de Transbordo de Carga (ETC). Os investimentos previstos são de R$ 2,86 bilhões.

Acesse aqui o Painel da Navegação.

FÓRUM

Na terça-feira (3), no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, a ANTAQ também promoverá o Fórum Navegue Seguro. O evento tem o objetivo de discutir questões relacionadas aos direitos dos passageiros e os desafios do transporte fluvial na região.

Para garantir que os usuários do transporte aquaviário tenham uma qualidade melhor no serviço oferecido pelas empresas, a Agência reeditou a cartilha com orientações sobre os direitos e deveres dos passageiros. A ANTAQ também vai disponibilizar, para embarcações autorizadas, um vídeo com objetivo de conscientizar a população. Além disso, cartazes com o número da Ouvidoria da autarquia estarão disponíveis nos terminais e barcos.

 

Anterior Porto de Itajaí opera com carga geral em Big Bags
Próximo Consórcio assina contrato para entrega de veículos do People Mover do aeroporto de Guarulhos