A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizará, no dia 22 de outubro, o segundo bloco de leilões portuários de 2025. Estarão em disputa, na B3, em São Paulo, três empreendimentos.
O ativo com maior volume de investimentos é a concessão do canal de acesso aquaviário aos portos de Paranaguá e Antonina (PR). Serão 1,2 bilhão empenhados ao longo dos 25 anos do contrato. Esse é o primeiro projeto de concessão a um canal de acesso brasileiro, o que representa um marco para o setor portuário.
Entre as principais melhorias previstas para o projeto está o aumento do calado, a partir do quinto ano da concessão, para 15,5 metros (atualmente o acesso aquaviário tem 13,3 metros). Com a melhoria, será possível receber embarcações maiores no Porto de Paranaguá, o que aumenta a produtividade portuária do Estado e do Brasil.
Além disso, foram definidas a ampliação e o alargamento do canal, o alargamento da bacia de evolução e o aprofundamento da área de fundeio, entre outras melhorias. O futuro concessionário executará, também, investimentos que incluem serviços de dragagem, derrocagem, sinalização náutica, batimetria, programas e monitoramentos ambientais.
No primeiro semestre de 2025, o Porto de Paranaguá foi a segunda instalação portuária pública que mais movimentou cargas. Foram 30,9 milhões de toneladas no período, um crescimento de 2,6% em comparação com os primeiros seis meses do ano passado.
Arrendamentos
No dia, também serão leiloados dois terminais portuários: o RDJ07 e o TMP Maceió. A área localizada no Porto do Rio de Janeiro (RJ) tem como objetivo a movimentação de carga de apoio offshore. A previsão de investimentos, ao longo dos 25 anos, é de 99,4 milhões.
Por sua vez, serão investidos 3,7 milhões no Terminal Marítimo de Passageiros – Maceió (TMP-Maceió), localizado no Porto de Maceió (AL). O prazo da licitação também é de 25 anos. Além da estação de passageiros, também será implementado um estacionamento adjacente.