ApexBrasil identifica mais de 1.500 oportunidades para produtos brasileiros no mercado colombiano


Após a publicação de estudos com foco nos Estados Unidos, no Canadá, no bloco Caricom e no Panamá, a Inteligência da ApexBrasil segue seu giro pelas Américas com mais uma novidade. Dessa vez, o Perfil de Comércio e Investimentos produzido pela Agência traz informações sobre o mercado da Colômbia.

De acordo com o estudo, o Brasil é o terceiro maior fornecedor colombiano, ficando somente atrás dos Estados Unidos e da China. O Brasil, por sua vez, é o quinto destino das exportações colombianas, demonstrando a grande interdependência comercial dos dois países. “Os números contrastam com a posição do Brasil no mundo, de 24º maior exportador global, o que evidencia nossa alta competitividade na América do Sul e a importância da região para nossas vendas”, destaca Igor Isquierdo Celeste, Gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil.

A publicação identificou ainda 1.529 oportunidades para produtos brasileiros no mercado colombiano, com pauta exportadora diversificada. O número é surpreendente, especialmente quando comparado ao de oportunidades comerciais do Brasil com parceiros como Estados Unidos (971) e China (400).

Entre os produtos mais exportados para a Colômbia, destacam-se aqueles dos setores de máquinas e equipamentos de transporte, artigos manufaturados e químicos. Produtos de alto valor agregado, como autopeças e veículos para transporte de mercadorias, possuem tarifa zero de importação, tornando-os ainda mais competitivos no país vizinho.

Atualmente, a Agência tem 23 Projetos Setoriais com a Colômbia como mercado-alvo, que contemplam os setores de alimentos, bebidas e agronegócios, casa e construção, economia criativa, máquinas e equipamentos, moda, multissetorial e outros, saúde e TIC.

Investimentos 

O estoque de capital investido pela Colômbia no Brasil cresceu 352% entre 2013 e 2022, saindo de US$ 673,2 milhões em 2013 para US$ 3 bilhões em 2022. Naquele ano, mantivemos 7,1% de participação nas importações colombianas.

Em 2020, havia 35 empresas colombianas atuando no Brasil. A Rappi é um ótimo exemplo entre os cases de sucesso na entrada do mercado brasileiro.

Já os investimentos brasileiros na Colômbia também são expressivos. Empresas como Nubank, Natura, WEG, VTEX e Eurofarma têm anunciado diversos investimentos diretos no mercado.

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Baixe o estudo e acesse informações sobre macroeconomia, comércio bilateral entre Brasil e a Colômbia, acesso ao mercado e acordos comerciais, e investimentos entre os países.

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