Apoio marítimo fechou 2021 com 92% da frota com bandeira brasileira


A frota de apoio marítimo em águas jurisdicionais brasileiras totalizava, ao final de dezembro, 393 embarcações, sendo 361 de bandeira brasileira e 32 de bandeiras estrangeiras. Foram acrescentadas 19 embarcações em relação a dezembro de 2020, quando havia 374 embarcações, das quais 336 de bandeira brasileira e 38 de bandeira estrangeira. Em relação a novembro, a frota fechou 2021 com dois barcos de apoio a mais. Com esses números, a frota no Brasil chegou a 92% dos barcos de bandeira nacional e 8% de outras bandeiras, segundo o relatório mensal da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam).

Em comparação com dezembro de 2015, quando a crise do setor de petróleo afetou fortemente o segmento de apoio offshore, foram desmobilizadas 173 embarcações de bandeira estrangeira e acrescentadas 98 de bandeira brasileira. Cerca de 56 embarcações, originalmente de bandeira estrangeira, tiveram suas bandeiras trocadas para bandeira brasileira.

De acordo com a publicação, a frota nesse período era composta por 46% de PSVs (transporte de suprimentos) e OSRVs (combate a derramamento de óleo), totalizando 179 barcos. Outros 20% eram LH (manuseio de linhas e amarrações) e SVs (mini supridores), que correspondem 77 barcos.

Os AHTS (manuseio de âncoras) somaram 48 unidades no período, enquanto 23 barcos de apoio eram FSVs (supridores de cargas rápidas) e crew boats (transporte de tripulantes), 17 PLSVs (lançamento de linhas) e 16 RSVs (embarcações equipadas com robôs). Nem todas as unidades estão em operação, pois o relatório inclui embarcações que podem ou não estar amparadas por contratos, estar no mercado spot, em manutenção ou mesmo fora de operação.

A Bram Offshore/Alfanave continua a empresa de navegação com mais embarcações, em operação ou aguardando contratação, com 58 unidades (apenas duas estrangeiras), seguida pela Starnav, com 41 barcos de pavilhão nacional e pela CBO, que totalizou 40 barcos de apoio, todas de bandeira brasileira.

Segundo o relatório, 28 embarcações faziam parte da frota da Oceanpact, das quais 26 eram de bandeira brasileira e duas estrangeiras. A DOF/Norskan, com 23 barcos de apoio (17 de bandeira brasileira e seis estrangeiras), e a Wilson Sons Ultratug, com 23 embarcações de bandeira brasileira, aparecem na sequência. Já a Tranship tinha nesse período 21 unidades em sua frota, todas de bandeira brasileira.

A frota da Bram/Alfanave, segundo o relatório, conta com 40 PSVs/OSRVs, nove AHTS, dois PLSVs, dois RSVs, entre outras embarcações. A CBO é a empresa de apoio offshore que, em novembro, tinha mais AHTS: 14 embarcações desse tipo. A Tranship foi a empresa no período com mais embarcações LH/SV: 20 unidades. Confira abaixo a quantidade e os tipos de embarcações da frota de cada empresa, entre as associadas Abeam.

Fonte: Portos e Navios – 02/02/2022

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