Após 13 anos, Paranaguá retoma rota de contêineres para a costa leste dos EUA


O terminal de contêineres de Paranaguá voltou a operar uma rota semanal que liga a cidade do litoral paranaense à costa leste dos Estados unidos, após 13 anos sem o serviço. O primeiro navio a fazer a rota, o MSC Carolina, partiu de Paranaguá em abril. De acordo com a TCP, empresa que administra o terminal de contêineres, serão realizadas escalas semanais regulares do novo serviço.

A linha marítima contempla uma rotação nos portos de Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Rio Grande (Brasil), Navegantes (Brasil), Paranaguá (Brasil), Santos (Brasil), Rio de Janeiro (Brasil), Salvador (Brasil), Suape (Brasil), Cristobal (Panamá), Filadélfia (Estados Unidos), Nova Iorque (Estados Unidos), Norfolk (Estados Unidos), Baltimore (Estados Unidos), Charleston (Estados Unidos), Savannah (Estados Unidos), Caucedo (República Dominicana) e Santos (Brasil).

A rota é fruto de uma parceria da TCP com a Mediterranean Shipping Company (MSC) e foi possível, segundo a empresa, devido à estrutura e aos serviços logísticos oferecidos pelo terminal paranaense, que tornam a operação de cargas até 40% mais competitiva na comparação com outros portos.

Anterior Navio tanque inacabado do Promef sofre alagamento no RJ
Próximo Projeto de novo navio de apoio antártico segue em consulta