APS recebe primeira reunião do Manifesto ESG do Porto de Santos


A Autoridade Portuária de Santos (APS) recebeu nesta quarta-feira (27) os 22 signatários do Manifesto ESG do Porto de Santos, entre Prefeituras, empresas portuárias e outras entidades. Foi a 1ª reunião do grupo após a adesão ao Manifesto. No encontro, um grupo empresarial do complexo portuário santista assinou o documento e se tornou a 23ª instituição participante.

A diretora de Administração e Finanças representou a direção da APS no evento. Na abertura, ressaltou a responsabilidade comum das entidades: “A Autoridade Portuária sempre vai incentivar as ações ESG no Porto de Santos. Este encontro é o início dos trabalhos para definir quais são as principais demandas da comunidade que vive no entorno do maior porto da América Latina”, afirmou Bernadete. “As empresas buscam o lucro, mas devem também buscar o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente”, completou a diretora.

Como é a primeira reunião após a II Jornada ESG do Porto de Santos, quando o Manifesto foi lançado e teve a adesão das entidades, a APS apresentou aos participantes um balanço do evento, que aconteceu em agosto, e quais são as metas daqui em diante, dentre elas a transição energética para fontes mais sustentáveis e adaptação às mudanças climáticas

O destaque da reunião foi a adesão do grupo das empresas Terminal de Exportação de Açucar do Guarujá (TEAG), Terminal Exportador do Guarujá (TEG) e Terminal Exportador de Santos (TES). Nova reunião será agendada para outubro para avaliação do andamento das metas, será realizado um benchmarking entre os signatários, visando promover a troca de experiências e criar um inventário de ações ESG do Porto de Santos.

Além do novo integrante, são signatários do Manifesto ESG do Porto de Santos as seguintes entidades:

Aba Infraestrutura e Logística
Adonai Terminal de Líquidos
Concais S.A
Ageo
Brasil Terminal Portuário (BTP)
Grupo Cesari
Citrosuco
Cli
Copersucar
Ecoporto
Hidrovias do Brasil
Odfjell Teminals/Granel Química
Santos Brasil
Terminal XXXIX
T-Grão
Transbrasa
Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra)
Associação Comercial de Santos
Prefeitura Municipal de São Vicente
Prefeitura Municipal de Cubatão
Prefeitura Municipal de Guarujá
Prefeitura Municipal de Santos

 

Anterior Chile abre mercado para mamão brasileiro
Próximo Contas externas devem ter déficit de US$ 36 bilhões