Na capital federal desde segunda (5), o gestor da estatal portuária se reuniu, nesta terça (6), com os ministros de Portos e Aeroportos e da Defesa, além do titular da Infra S.A e do senador Fernando Dueire
O diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, participou de reuniões estratégicas em Brasília, nesta terça-feira (6), com a finalidade de tratar dos projetos de infraestrutura em andamento no atracadouro pernambucano, a exemplo da dragagem do canal interno e da quarta e última etapa de requalificação do molhe de proteção dos píeres de granéis líquidos do porto. As duas intervenções contam com recursos do Ministério de Portos e Aeroportos, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).
Antes da agenda com o ministro Sílvio Costa Filho, o titular de Suape visitou a sede da Infra S.A, sendo recepcionado pelo titular do órgão, Jorge Bastos, e equipe. Na sequência, se encontrou com o senador Fernando Dueire e aproveitou a oportunidade para presentear o parlamentar com o livro alusivo aos 45 anos de fundação do complexo industrial portuário, completados em 2023. Posteriormente, se dirigiu à Esplanada dos Ministérios, para almoçar com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
Por volta das 14h30, Armando Monteiro Bisneto se reuniu com o ministro Sílvio Costa Filho, com o secretário nacional de Portos, Alex Ávila; com a secretária-executiva de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori; e demais assessores, para dar continuidade às tratativas referentes aos dois projetos estruturadores em andamento no porto, entre outras pautas de interesse do atracadouro pernambucano. Essas obras são fundamentais para incrementar as operações e o desenvolvimento estratégico de Suape, o sexto porto público que mais movimenta carga no Brasil (24,8 milhões de toneladas em 2024).
“É fundamental estar em sintonia com o ministro Sílvio Costa Filho e assessores para manter o ritmo de obras em nosso porto, que está sendo reestruturado para atrair mais operações e novos empreendimentos, gerando renda e mais postos de trabalho. E tudo isso com foco na sustentabilidade e transição energética do território. A dragagem do canal interno e os serviços de reforço do molhe de abrigo são essenciais para credenciar Suape a novas rotas nacionais e internacionais, com os gigantes do mar atracando em segurança com capacidade máxima”, pontua Armando Monteiro Bisneto.
Em andamento desde outubro de 2024, os serviços de requalificação da barreira de proteção do porto externo têm custo de R$ 123 milhões, sendo R$ 73 milhões de recursos próprios do governo de Pernambuco e R$ 50 milhões do PAC 3. Em pouco mais de seis meses, 17% dos serviços já foram concluídos. O prazo para conclusão dos trabalhos é agosto de 2028.
Já a dragagem do canal interno terá investimento de R$ 199,7milhões, sendo R$ 100 milhões do governo federal e R$ 99,7 milhões de recursos próprios. O canal será aprofundado em até 16,2 metros, com a remoção de 3,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos. O mesmo contrato contempla a dragagem e a manutenção da bacia de evolução e dos Píeres de Granéis Líquidos 3A e 3B, para aprofundamento até 18,5 metros
No encontro de Armando Bisneto com o titular da Infra S.A., Jorge Bastos, o tema abordado foi a retomada do trecho da Transnordestina em Pernambuco, incluindo o ramal de 8,8 quilômetros a ser viabilizado por Suape para conectar o complexo à ferrovia. Outros assuntos referentes ao potencial de crescimento do porto também fizeram parte da agenda de trabalho.

crédito: Eduardo Oliveira/MPOR