Brasil Export anuncia retorno de Santos Export para 2021


Durante a solenidade de abertura do Brasil Export 2020, realizada em Brasília (DF), na noite desta segunda-feira (23), o CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião, anunciou um pacote de novidades para o evento em 2021. A principal delas é a retomada do Santos Export. Também serão criados novos conselhos (internacional e feminino), ampliação de atividades do Brasil Hack Export e implantação de um calendário de eventos permanente para o ano todo do Fórum.

A última edição do Santos Export aconteceu em 2019. Neste ano, em vez de apenas um evento, foram realizados cinco encontros regionais pelo País, além do fórum nacional. O Santos Export será retomado por meio da parceria com o Sistema Santa Cecília de Comunicação. Em sua nova versão, o Santos Export será ampliado e integrado aos fóruns regionais já existentes.

O Santos Export será remodelado e vamos repetir as coisas que deram certo no Brasil Export. O conselho técnico do Santos Export não terá só os representantes dos terminais, mas vamos e trazer representantes da sociedade e grandes lideranças locais para discutirmos aspectos importantes relativos ao Porto de Santos. Abriremos a temporada dos regionais com o Santos Export”, afirmou o executivo.

O diretor-geral do Sistema Santa Cecília celebrou a parceria. “Mais um marco para a Santa Cecília TV, que reforça nosso compromisso de levar informação e contribuir para o desenvolvimento da Baixada Santista, não apenas no nosso jornalismo mas em todos os projetos de que participamos”, disse.

A criação dos dois novos conselhos atende a uma demanda já existente. Várias autoridades internacionais de países como Singapura, Canadá e Panamá já participaram tanto dos webinários quanto dos encontros regionais e ainda da atual edição do Brasil Export. O conselho feminino busca ampliar estimular cada vez mais a participação das mulheres nos debates sobre logística e infraestrutura.

Segundo Julião, os 100 webinários realizados neste ano comprovaram que o setor demanda de discussões permanentes, e não apenas de eventos pontuais.

Segundo o executivo, no caso do Brasil Hack Export, que se mostrou um sucesso e contou com grande engajamento, tendo recebido mais de 1.100 inscrições, e mobilizou perto de 200 especialistas, entre mentores e jurados, evoluirá para o modelo empregado no Pier71 de Singapura, referência entre companhias marítimas e startups de tecnologia. “Os resultados que observamos em todas as etapas regionais e na final nos dão a certeza de que é possível obter resultados muito positivos nessa união das comunidades de criativos à logística. Nos honrados por sermos, junto com os nossos parceiros, a Zero Treze Innovation Space e Abtra, estimuladores desse processo”, afirma Julião.

Balanço do primeiro dia

As novidades foram compartilhadas para diversas autoridades portuárias, dirigentes de entidades, empresários e autoridades do governo federal, entre elas o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que realizou a palestra de abertura. Nela, Sampaio mostrou uma série de realizações da pasta deste ano. E adiantou alguns dados de avanço nos subíndices de transportes que serão divulgados na íntegra no próximo mês. Entre eles estão 18 posições em aeroportos, 13 em portos, 8 em rodovias e 1 em ferrovias na pesquisa de opinião do ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.

O primeiro dia do Brasil Export em Brasília começou com a realização de dois eventos simultâneos: os dois painéis da manhã tecnológica do Brasil Hack Export e os dois painéis do 1º Enaph (Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias).

Os painéis tecnológicos reuniram nomes tais como Mark Lim , do PIER71 Singapore, Carlos Lessandro Rischioto, da IBM, e Mariana Pescatori, diretora de programa da Secretaria-Executiva do Ministério da Infraestrutura. Os painéis do Enaph contaram dirigentes de seis portos brasileiros, entre eles Fernando Biral, do Porto de Santos, Ted Lago, do Porto de Itaqui, e Mayhara Chaves, da Docas do Ceará, também presidente da Abeph (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias), que organizou o encontro.

À tarde os presidentes dos cinco conselhos do Fórum Brasil Export, além de autoridades, dirigentes de entidades e presidentes de portos apresentaram um resumo das atividades desempenhadas nos encontros regionais.

Vencedor do Brasil Hack Export

A equipe DLPortos foi a grande vencedora do Brasil Hack Export. O time levou o grande prêmio de US$ 5 mil e também uma viagem para Singapura, onde conhecerão complexo de inovação do porto local.

Eles apresentaram o projeto “Smart Berths” e venceram o desafio, que era o de conhecer a eficiência dos portos do Brasil durante o escoamento da safra usando os dados do Porto sem Papel e construir soluções para otimizar a logística portuária usando inteligência artificial.

Segundo dia

O Brasil Export continua nesta terça-feira (24), com a realização de quatro painéis que abordarão os seguintes temas: “A importância de uma multimodalidade eficiente para a competitividade do Brasil no cenário internacional”; “Marcos regulatórios x segurança jurídica: os desafios para atrair investidores”; “Capital estrangeiro em infraestrutura e a realidade pós pandemia de Covid-19”, e “Política e planejamento de Estado para o setor de logística e de infraestrutura portuária”.

Após a solenidade de encerramento acontece o anúncio do “Portos + Brasil”, do Ministério da Infraestrutura, com a presença do ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Brasil Export 2020 – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária

Data: de 23 a 24 de novembro

Local: Royal Tulip Alvorada, em Brasília

Inscrições: bit.ly/BrasilExport2020

Patrocínio: Abeph, Abol, ABTP, Abtra, APS, ATP, CNT, CDRJ, DP World Santos, Ecorodovias, Fenop, Gallotti , Piacentini do Brasil, Porto do Açu, Praticagem do Brasil, Sammarco, Santos Brasil, Sopesp, T-Grão, TIL e Unimed Santos.

Apoio Institucional: Ministério da Infraestrutura

Anterior Infraestrutura quer fechar ano com leilão de mais 4 terminais portuários
Próximo Possível fim do Reporto preocupa agência reguladora