China atinge a marca de 20 milhões de carros elétricos produzidos


A China atingiu nesta semana a marca de 20 milhões de carros elétricos fabricados, inaugurando um marco importante na história do desenvolvimento de veículos de nova energia no país. O carro foi produzido em uma fábrica de Guangzhou, na província de Guangdong, no sul do país.

De janeiro a maio deste ano, a taxa de penetração de veículos domésticos de nova energia ultrapassou 30%. Impulsionado por veículos de nova energia, de janeiro a maio deste ano, meu país exportou 1,933 milhão de automóveis, um aumento de 80% em relação ao ano anterior, substituindo o Japão como o maior exportador mundial de automóveis.

Guangdong: um novo cartão de visita para automóveis

Guangdong é a maior província em produção e vendas domésticas de automóveis. Em 2022, alcançará produção e vendas de 4,15 milhões de veículos, ocupando o primeiro lugar no país por seis anos consecutivos. Em 2022, a produção e vendas de veículos de nova energia em Guangdong chegarão a 1,297 milhão, um aumento de 140% em relação ao ano anterior, representando 18% do total do país. Ou seja, um em cada seis novos veículos movidos a energia é fabricado em Guangdong.

Segundo as estatísticas, em 2022, a produção e as vendas da Guangzhou Automobile ultrapassarão 3 milhões de veículos, ocupando o primeiro lugar na China por quatro anos consecutivos. De janeiro a maio deste ano, a produção de novos veículos de energia em Guangzhou acelerou, alcançando um aumento ano a ano de 1,2 vezes e um aumento ano a ano de 1,5 vezes na saída de pilhas de carregamento.

Montadoras tradicionais de Guangzhou estão acelerando sua transformação para a eletrificação: Dongfeng Nissan, GAC Toyota, GAC Honda e GAC Trumpchi lançaram seus novos veículos elétricos este ano. A montadora chinesa GAC está construindo três categorias de transportadoras ecológicas: “transportadora ecológica de tecnologia de energia”, “transportadora ecológica de cadeia industrial” e “transportadora ecológica de cluster industrial”. A empresa aumentará o investimento no campo da ecologia energética.

A longo prazo, a produção cumulativa de 20 milhões de veículos é um novo avanço e um novo ponto de partida. Fu Bingfeng, vice-presidente executivo da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, disse que os novos veículos de energia da China e as conexões de rede inteligentes entraram em um novo caminho, e a escala do mercado está ficando cada vez maior, liderando a transformação industrial global.

Fonte: Xinhua News e Guangzhou Daily
Imagem principal: Teksomolika/ Adobe Stock

 

Anterior Lancha movida à jet? Marina Itajaí Boat Show trará inovações aos visitantes
Próximo Brasil-Japão debatem fortalecimento das relações comerciais