CMA CGM testará biocombustível em 32 navios porta-contêineres nos próximos seis meses


Vários armadores testaram o uso de biocombustíveis de forma limitada em suas frotas, mas no mais recente desenvolvimento, o gigante francês CMA CGM Group está iniciando um teste de seis meses de amplo alcance envolvendo várias rotas comerciais. O objetivo do programa é coletar dados mais abrangentes para serem compartilhados com os administradores de bandeiras para apoiar a adoção mais ampla do biocombustível como um elemento no esforço para atingir as metas líquidas de carbono zero.

O teste global de seis meses envolverá até 32 navios porta-contêineres operando com diferentes misturas de biocombustível para medir as emissões de dióxido de carbono (CO2) e óxido de nitrogênio (NOx) para obter uma análise de tendências. Variando de tamanhos de navios entre 2.200 e 10.640 TEUs, esses navios em teste servirão várias rotas comerciais, incluindo Ásia-América do Sul, Ásia-África, Ásia-Oceania, Ásia-Mediterrâneo, Norte da Europa-Oceania e Norte da Europa-América do Norte.

“Este teste global de biocombustível e abastecimento em Cingapura avança na transição energética da CMA CGM, abrindo caminho para que o biocombustível seja uma das soluções para descarbonizar o transporte marítimo”, disse Stéphane Courquin, CEO da CMA CGM Ásia-Pacífico. 

“Com o uso de biocombustíveis sendo avaliado em várias rotas comerciais importantes e a bordo de navios de vários tamanhos, reuniremos um conjunto abrangente de dados para verificar o desempenho do biocombustível como combustível marítimo e obter insights para facilitar uma adoção mais ampla do biocombustível como combustível limpo .”

Com o apoio da Autoridade Marítima e Portuária de Cingapura, a CMA CGM informa que o programa começou com sua embarcação de 10.640 TEU, APL Paris , que foi a primeira do grupo a ser abastecida com biocombustível em Cingapura em 23 de fevereiro. O abastecimento de biocombustíveis de contêineres foi realizado juntamente com operações simultâneas de carregamento e descarregamento de contêineres antes que o navio de 131.000 dwt partisse para Xangai. Esta embarcação opera em uma rota Ásia-América do Sul.

Feito a partir de óleo de cozinha usado coletado de fabricantes de alimentos, empresas de alimentos e bebidas e residências, a conversão de óleo de cozinha usado em biocombustível para transporte promove uma economia circular. Alguns desses navios que abastecem em Cingapura serão carregados com biocombustível B24, que é composto de 24% de éster metílico de óleo de cozinha usado no biocombustível avançado misturado com combustíveis convencionais.

A vantagem do B24 é que ele é totalmente compatível com os modernos motores de navios. Como uma opção de combustível “drop-in”, ele pode ser executado em todos os tipos de embarcações sem exigir ajustes técnicos, de segurança ou de projeto. De acordo com a CMA CGM, o B24 pode reduzir as emissões de carbono em 21%.

Como parte do programa de testes, a CMA CGM planeja construir um banco de dados comparando os resultados e o impacto do biocombustível na operação dos navios. Eles compartilharão os resultados com a respectiva administração da bandeira, incluindo a MPA, e acreditam que isso pode apoiar a adoção do biocombustível e, ao mesmo tempo, proporcionar um novo uso ambientalmente benéfico para o óleo consumido.

A empresa de transporte observa que os biocombustíveis podem fornecer um meio imediato para reduzir a emissão de carbono, especialmente para embarcações mais antigas em serviço que não são equipadas com novos motores. A CMA CGM possui atualmente uma frota de 25 embarcações “prontas para e-metano” em serviço com base em seus investimentos atuais em embarcações bicombustíveis usando gás natural liquefeito como combustível primário. Até o final de 2024, a CMA CGM terá 44 dessas embarcações bicombustíveis, e o motor instalado nessas embarcações é capaz de usar o BioLNG à medida que o combustível da próxima geração estiver disponível.

Fonte: The Maritime Executive

 

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