Com investimento milionário, Itajaí vai anunciar pacote de obras


Seja qual for o tamanho da cidade, ter a responsabilidade de tocar um das pastas mais agitadas da administração é uma tarefa que exige paciência e um tempo cronometrado. Sabendo disso, a coluna soube aproveitar o tempo pra bater um papo com Márcio José Gonçalves, o Dedé, secretário de Obras de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Vereador licenciado, Dedé atualizou o andamento de obras importantes e outros pontos bastante interessantes para o cidadão.

O secretário começou o bate-papo, falando sobre a situação das obras de três pontes que estão em construção na cidade e que prometem dar fluidez aos gargalos de trânsito em Itajaí.

A Ponte em construção na Avenida Nilo Bittencourt que vai ligar os dois maiores bairros da cidade: São Vicente e Cordeiros chegou a 80% da obra concluída com o içamento e a colocação das vigas; segundo Dedé, a ponte vai  ser entregue a comunidade no segundo semestre, provavelmente no mês de agosto.

No Bambuzal em São Vicente, a nova ponte que vai ligar as ruas São Joaquim no São Vicente e Juca Cesário, no São José sobre o rio Itajaí-Mirim, a obra chegou a 90% de conclusão e deve ser entregue ainda no primeiro semestre de 2022, no mês de maio.

Na Rua Adolfo Batschauer, a ponte que vai fazer a ligação entre os bairros São Judas e Cidade Nova, uma obra que esteve parada por um bom tempo com a falência da empresa vencedora da licitação sofreu atrasos, mas foi retomada e a nova previsão é que seja entregue no primeiro semestre de 2023.

Dedé confirmou a coluna que no próximo dia 11, o município faz o anúncio oficial e entrega as ordens de serviço para um novo pacote de obras estruturantes com um investimento de mais de R$ 30 milhões, um dos maiores projetos do financiamento junto ao FONPLATA.

“Vamos anunciar uma grande obra de macrodrenagem que vai passar por oito ruas no bairro Cordeiros como as ruas Jovito Anacleto, Odílio Garcia e São Cristovão, além disso, as obras de macrodrenagem também vão contemplar o bairro Fazenda, na Rua João Fernandes Vieira Júnior, uma região que costumeiramente alaga muito e vamos dar a ordem de serviço para a construção de mais uma ponte, na localidade do Campeche, resolvendo o problema atual ponte pênsil do local”.

Fechando o papo com o secretário falo sobre o asfalto em Itajaí, que apesar de chegar na maior parte da cidade já tem problemas com a utilização diária, com o trânsito pesado e um problema comum.

Semasa (Serviço Municipal de Água e Saneamento) é obrigado a abrir buracos no asfalto para as obras de instalação de rede de esgoto que está sendo implantado em Itajaí, depois os buracos são fechados e não totalidade do asfalto ou do calçamento no local, causando irregularidade no piso com os remendos que precisam ser recuperados.

Dedé comenta que tem trabalho em parceria com o SEMASA e que a ideia é logo após a finalização do serviço da autarquia, a equipe da secretaria de Obras já entraria em ação.

No momento, as obras do esgoto avançam pelo bairro São João entre as ruas Pedro Rangel e José Pereira Liberato que ficaram bastante comprometidas.

“Sempre tentamos fazer as intervenções com a equipe de obras, nas ruas que já tem o esgoto e o serviço finalizado pelo SEMASA, assim que eles terminam seu trabalho, nós entramos em ação”.

Fonte: ND Mais (Marcelo Nunes)

Anterior ANAC aprova minuta do edital e contrato da relicitação do Aeroporto de Viracopos
Próximo Porto do Pecém amplia pátio de armazenagem de cargas