A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em parceria com a Infra S.A. iniciou uma rodada estratégica de visitas a portos brasileiros que deve alcançar mais de 50 terminais em todo o país até dezembro.
A ação marca a etapa central do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre as instruções e tem como foco a coleta de informações detalhadas sobre a infraestrutura e operações portuárias fundamentais para subsidiar o planejamento logístico e promover a competitividade do setor.
A comitiva esteve no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. O roteiro de visitas técnicas começou pelo Rio de Janeiro, com passagens por alguns dos principais terminais do estado.
No Complexo Portuário de Itaguaí, a equipe visitou o TECAR, especializado na movimentação de minério de ferro, e o terminal de contêineres de Sepetiba. Já no Porto do Rio de Janeiro, foram visitados o Cais da Gamboa, atualmente em obras de ampliação e modernização, e o Píer Mauá, no Porto Maravilha, voltado à movimentação de passageiros. O roteiro fluminense foi concluído no Terminal Aquaviário da Ilha d’Água, da Transpetro, na Baía de Guanabara, uma das principais bases de operação de petróleo e derivados do país.
No Espírito Santo, que se destaca pelo volume de granéis e contêineres movimentados, a visita iniciou por Vila Velha. No município, a comitiva esteve no Cais de Capuaba, essencial para o escoamento de fertilizantes, coque, malte e veículos automotores, e no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), o único do estado com foco exclusivo em contêineres.
O roteiro incluiu ainda o Portocel, terminal privado multipropósito localizado em Aracruz, referência nacional na exportação de celulose. Na Grande Vitória, foram visitados os Terminais de Tubarão e Praia Mole. O primeiro é reconhecido como o maior exportador mundial de minério de ferro, enquanto o segundo movimenta principalmente carvão mineral.
O superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários da ANTAQ, Eduardo Queiroz, explicou que coletar dados diretamente dos portos é uma oportunidade de entender os desafios operacionais e potenciais de cada terminal com mais precisão.
Ele continuou explicando que “essa iniciativa conjunta com a Infra S.A. representa um passo decisivo para elevarmos o patamar do planejamento logístico nacional. Além disso, o mapeamento é essencial para subsidiar políticas públicas mais eficientes, promover a competitividade e garantir que o sistema portuário brasileiro esteja à altura das demandas do comércio global”.
Segundo o superintendente de Projetos Especiais e Aeroportuários da Infra S.A., Cícero Filho, “a coleta de informações atualizadas possibilita a criação de bancos de dados e simuladores de custos portuários mais precisos, fortalecendo a capacidade de planejamento e tomada de decisão”.
O diretor de Planejamento da Infra S.A., Cristiano Della Giustina, reforçou que a iniciativa consolida o compromisso da estatal em propor soluções inovadoras e sustentáveis para a infraestrutura de transporte. “Nosso objetivo é ampliar a eficiência logística e aumentar a competitividade do Brasil no comércio internacional”, afirmou.
A cooperação entre a ANTAQ e a Infra S.A é de longa data, com resultados já incorporados em edições anteriores do Plano Nacional de Logística (PNL). Nesta nova etapa, o acordo ganha amplitude: prevê a atualização dos dados, ferramentas de simulação, o desenvolvimento de estudos e a integração de informações estratégicas para o aprimoramento do sistema portuário e hidroviário brasileiro.