Cosco Shipping investirá US$ 2,7 bilhões para aumentar participação nos principais portos da China


A gigante marítima chinesa Cosco Shipping Holdings anunciou planos de investir 19,7 bilhões de yuans (US$ 2,7 bilhões) para aumentar sua participação em dois grandes portos chineses e US$ 2,9 bilhões para adquirir novos navios.

A Cosco Shipping vai investir 18,9 bilhões de yuans para aumentar sua participação no Shanghai International Port Group para 15,55% de 0,62% e 779 milhões de yuans (US$ 107 milhões) para comprar 3,24% do porto de Guangzhou para aumentar sua participação para 6,5%, disse a empresa sediada em Pequim em 28 de outubro. O vendedor é a Cosco Shipping Group, sua empresa controladora.

O Porto Internacional de Xangai é um dos principais operadores portuários chineses que administra o Porto de Xangai, o maior do mundo em termos de movimentação de contêineres. O Porto de Guangzhou é um dos maiores centros abrangentes e portos de troncos de contêineres do sul da China, com a carga e a movimentação de contêineres no topo do ranking mundial.

As aquisições ajudarão a aprofundar a parceria estratégica da Cosco Shipping com os dois operadores portuários e promoverão sua participação no desenvolvimento da infraestrutura de transporte marítimo digital, observou a Cosco Shipping.

Porto de Hamburgo

A mudança vem logo depois que o Cosco Shipping Group obteve a aprovação do governo alemão em 26 de outubro para seu plano de participação na empresa que administra o Porto de Hamburgo, o maior do país europeu.
Cosco Shipping
Em uma tentativa de fortalecer a posição de liderança da empresa na indústria naval, a Cosco Shipping Holdings também anunciou em 28 de outubro que várias de suas unidades encomendaram 12 navios porta-contêineres de metanol de duplo combustível com capacidade de 24 mil TEUs por cerca de US$ 239,9 milhões cada, com entrega programada para o terceiro trimestre de 2026 até o terceiro trimestre de 2028.

Duas joint ventures entre a Kawasaki Heavy Industries do Japão e a Cosco Shipping Group nas cidades chinesas de Nantong e Dalian construirão os navios, de modo que o negócio foi uma transação entre partes relacionadas, acrescentou a empresa.

Ações

As notícias sobre o aumento da participação e a expansão da frota não conseguiram aumentar as ações das três partes hoje, em parte porque o relatório de ganhos da Cosco Shipping Holdings divulgado em 28 de outubro mostrou um abrandamento do crescimento no terceiro trimestre. Os ganhos continuaram a crescer graças a um boom global de mais de dois anos na navegação, permitindo sua onda de gastos, mas a um ritmo mais lento.

As ações da Cosco Shipping Holdings [SHA: 601919] fecharam 0,2% mais baixas nos 11,23 de yuans (US$ 1,54) cada. O Porto Internacional de Xangai [SHA: 600018] subiu 0,4% para 5,17 de yuans (US$ 0,71), enquanto o Porto de Guangzhou [SHA: 601228] encerrou em baixa de 2% nos 3,02 de yuans. O mercado mais amplo de Xangai caiu 0,7%.

O lucro líquido do terceiro trimestre na Cosco Shipping Holdings aumentou 6,4% em relação ao ano anterior para o 32,5 bilhões de yuans, com um ganho de 15% na receita para o 105,8 bilhões de yuans (US$ 14,6 bilhões), de acordo com seu relatório financeiro. Nos nove meses encerrados em 30 de setembro, a receita e o lucro líquido subiram 37% e 44% em relação ao ano anterior, diminuindo de 51% a 74% no primeiro semestre.

A receita das linhas de contêineres da empresa totalizou 297,7 bilhões de yuans no terceiro trimestre, um aumento de mais de 38%, enquanto a das linhas internacionais subiu 48% para 2.876 por unidade equivalente a vinte pés.

Fonte: YICAI

 

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