DB Schenker e Volvo Cars iniciam aliança verde para reduzir CO2 em transporte de autopeças


DB Schenker e Volvo Cars iniciaram uma parceria para tornar o transporte marítimo de peças automotivas mais sustentável, enviando 12.000 contêineres padrão (TEU) com peças de reposição em navios que utilizam biocombustível, o que reduzirá as emissões de CO2 em 84% por contêiner. Ao longo de um ano, essa iniciativa economizará aproximadamente 9.000 toneladas de CO2 em comparação com navios de transporte marítimo movidos a combustíveis fósseis.

O programa teve início em junho e conecta, entre outros locais, a fábrica de produção da Volvo Cars em Gotemburgo com os portos de Savannah, Newark e Nova York. Esse acordo marca o início de uma nova parceria comercial de longo prazo entre a principal fornecedora de logística e uma das marcas de carros mais conhecidas e respeitadas do mundo. A DB Schenker adquire biocombustível de segunda geração do tipo éster metílico de óleo de cozinha usado (UCOME).

“Estamos orgulhosos de que uma marca reconhecida como a Volvo Cars se una à DB SCHENKER em nosso caminho para um futuro de logística mais limpa. Nosso compromisso é apoiar os clientes na redução das emissões do Escopo 3 provenientes do transporte e distribuição. Teremos sucesso em moldar cadeias de suprimentos sustentáveis somente se embarcadores, despachantes e transportadores trabalharem em estreita colaboração.” – Thorsten Meincke, Membro Global do Conselho para Cargas Aéreas e Marítimas da DB Schenker.

“Na Volvo Cars, estamos em uma missão para descarbonizar nossa cadeia de suprimentos. Parcerias sólidas com principais fornecedores de logística são cruciais para criar possibilidades, como o uso de combustíveis renováveis para o transporte marítimo. Estamos constantemente explorando oportunidades de sustentabilidade em todos os aspectos de nossa cadeia de suprimentos e queremos incentivar outras montadoras a agirem também, aumentando a demanda por transporte marítimo com menor pegada de carbono.” – Javier Varela, Diretor de Operações e Vice-CEO da Volvo Cars.

O combustível renovável utilizado para esses transportes é certificado por uma terceira parte independente e não é produzido em competição com culturas alimentares. Portanto, tem um impacto menor no meio ambiente, de acordo com a Diretiva de Energias Renováveis da União Europeia (RED). Quando o combustível renovável não estiver disponível para um determinado embarque da Volvo Cars, ele será utilizado em outro transporte de outro cliente e alocado à Volvo Cars através de uma metodologia chamada de “mass balancing” (balanço de massa). Esse método é auditado regularmente por terceiros e garante que a redução geral no uso de combustíveis fósseis esteja de acordo com o uso real nos navios de transporte de contêineres.

Fonte: Guia Marítimo

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