Empresa de comércio exterior registra melhor trimestre de exportação de minério dos últimos 3 anos


Tek Trade registrou aumento de 15% em exportação de manganês nos primeiros três meses de 2021. O cenário é explicado pela alta do dólar que torna a commodity mais competitiva no exterior e pela escassez do produto em outros países.

Mesmo diante da pandemia, 2021 tem se mostrado um ano promissor para alguns setores da exportação brasileira. Em abril, o Brasil exportou 25,8 milhões de toneladas de minério de ferro, uma alta de 7,5% em relação ao ano anterior.  Quem também teve um crescimento na exportação de minério de manganês foi a empresa catarinense de comércio exterior Tek Trade, com o melhor desempenho neste primeiro trimestre dos últimos três anos, somando 2,6 mil toneladas em exportação do produto. O cenário é explicado principalmente pelo atual patamar do câmbio o que torna a commodity mais competitiva no mercado internacional.

“O dólar apreciado contribui nas exportações. Obviamente que, ao exportar em dólar, vamos ter uma receita maior em reais, favorecendo toda a cadeia. Outro fator que podemos citar é a escassez da commodity no mundo. Por se tratar de extração de um produto natural, e não existe em muitos países esse minério, o Brasil tem uma oportunidade interessante nesse mercado, com potencial de crescimento”, afirma o diretor da Tek Trade, Sandro Marin. Os principais países que importam o manganês são China, Índia e Vietnã.

Em 2019 a Tek Trade exportou 3,5 mil toneladas de minério de manganês. Já no ano passado, em virtude da pandemia o mercado estagnou com o fechamento de algumas indústrias. “2021 voltamos a exportar com força para a Ásia o mesmo produto e já atingimos mais da metade do valor total exportado de 2019 ”, destaca Marin.

Extração do minério no Brasil

O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, com cerca de 235 milhões de toneladas. Somente em manganês, o país produz aproximadamente 1,3 milhão de toneladas ao ano, perdendo apenas para a China, África do Sul e Ucrânia. O produto geralmente é utilizado por indústrias siderúrgicas na fabricação de aço e diversos produtos químicos.

No Brasil, o minério é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul.

Anterior Santos Port Authority promove webinar sobre Boas Práticas no Gerenciamento de Resíduos Portuários
Próximo Empresa de comércio exterior registra melhor trimestre de exportação de minério dos últimos 3 anos