Entenda a participação da China no porto de Paranaguá


Em 2018, grupo chinês adquiriu 90% do terminal de contêineres do complexo portuário que é o segundo maior do Brasil

Em 2016, o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), empresa que administra o principal terminal do porto de Paranaguá, no Paraná, assinou a renovação antecipada do contrato de concessão, estendendo até 2048 o acordo que se encerraria em 2023. Com isso, a contrapartida oferecida pela empresa foi investir cerca de R$ 1,1 bilhão na área.

O porto paranaense é o segundo maior porto brasileiro em volume de movimentação de cargas, ficando atrás apenas do porto de Santos, em São Paulo. Paranaguá está localizado em um ponto estratégico para escoamento de produtos agrícolas do Brasil.

Em fevereiro de 2018, o grupo China Merchants Port Holding Company (CMPort) adquiriu 90% do TCP, que valia R$ 3,2 bilhões na época, passando a ter o controle da unidade. Trata-se de um dos maiores operadores de terminais de contêineres do mundo, que se autodenomina o maior desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China.

O portfólio global do CMPort abrange 25 países e regiões e 41 portos, de acordo com informações do site do grupo. O conglomerado empresarial se beneficia do programa “Belt and Road”, implementado pelo governo chinês e que envolve desenvolvimento e investimentos em infraestrutura em diversos continentes.

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