Evento transforma SC na capital nacional da logística


Alguns dos principais agentes ligados ao setor portuário, de navegação, comércio exterior, transporte multimodal, gerenciamento de cadeias de suprimentos e tecnologia da informação transformarão Santa Catarina na capital nacional da logística de 27 a 29 de agosto. A Logistique – Feira de Logística e Negócios Multimodal de Cargas reunirá mais de 100 expositores no Complexo de Exposições Expoville, em Joinville. A expectativa é de reunir público visitante de mais de 15 mil empresários ligados ao segmento.

Desde a edição passada, o evento se transformou em uma importante plataforma de negócios e network no Sul do Brasil. Santa Catarina tem uma das mais competitivas plataformas logísticas do Brasil e um espaço de debates interessante para o segmento. “Os bons resultados de 2018 são o nosso cartão de visitas para a realização de mais uma edição de sucesso neste ano, reunindo os grandes players do mercado e um público visitante atuante e formador de opinião”, diz o diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi. O evento é patrocinado pela Aliança Navegação e Logística e Hamburg Süd, Porto Itapoá e a MAN Latin America – Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), Pedro Moreira, diz que iniciativas como a Logistique são fundamentais para o setor. “O Brasil precisa de eventos regionais destinados a um público especializado, que conhece o setor e que está alinhado com a realidade da logística brasileira. São iniciativas como esta que fazem com que a logística cresça, se especialize e reduza seus custos como um todo”, diz.

Importantes debates, painéis, conferências e workshops integram a agenda do Congresso Logistique, inserido na feira com o objetivo de difundir novas tecnologias e tendências de mercado. Entre outros nomes de peso no cenário logístico brasileiro, está confirmada a participação do presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, que abordará o tema “O complexo portuário da Baía da Babitonga”. O terminal de uso privado (TUP) instalado na cidade homônima é um case de sucesso no mercado portuário nacional e internacional.

A Aliança Navegação e Logística e a Hamburg Süd, especialistas em transporte marítimo e multimodalidade, participarão do primeiro dia de palestras da Logistique 2019. Otávio Cabral, gerente da Aliança na região Sul, abordará o tema “Os impactos do crescimento da cabotagem e da multimodalidade na região Sul”. Rodolfo Salles, reefer sales manager da Hamburg Süd, falará sobre “Gerenciamento remoto de contêiner: como garantir mais transparência em todo o trajeto de sua carga refrigerada”. A programação do primeiro dia do congresso encerrará com o debate “ Agenda Logística 2019/2020”, com a moderação de Egídio Antônio Martorano, executivo da Câmara para Assuntos de Transporte e Logística – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Em seu segundo dia, 28 de agosto, o Congresso Logistique 2019 abordará o tema “Tabelamento de fretes: uma visão geral”, com painel a cargo do CEO da BBM Logística, André Prado. Marcelo Arantes, diretor executivo de Supply Chain do Grupo Pão de Açúcar, falará sobre “Processos colaborativos na integração indústria-varejo”. Já o tema “E-commerce no Brasil: como melhorar a experiência de compras?” será apresentado por Pierre Jacquin, sócio-diretor da Intelipost. A programação do dia encerrará com o debate “Agenda Logística 2019/2020: caminhos e oportunidades”, tendo como moderador o presidente a Abralog, Pedro Moreira.

Rodada de Negócios

A Logistique também sera palco da Rodada Internacional de Negócios, no dia 28 de agosto, segundo dia da feira. A promoção é do Núcleo de Negócios Internacionais (NNI) da Associação Empresarial de Joinville (Acij). O objetivo é receber empresas do Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai para, em conjunto com as empresas-âncora brasileiras sediadas no Sul, gerarem negócios com o apoio dos prestadores de serviços inscritos como fornecedores. O destino escolhido é o Chile, país que de janeiro a abril deste ano manteve uma corrente de comércio de US$ 440,54 milhões com Santa Catarina.

“O NNI teve a iniciativa de trabalhar para a realização da Rodada Internacional durante a feira com base na sinergia que se pretende proporcionar às empresas-âncora e às empresas fornecedoras que buscam vender os seus serviços, contribuindo com o posicionamento estratégico dos negócio num ambiente comercial transfronteiriço”, explica a presidente do NNI, Maysa Fischer.

O evento deste ano contará ainda com a Logistique Smart Display, área de exibição de ferramentas, tecnologias e equipamentos diferenciados que podem ser aplicadas à logística, com curadoria do Instituto Senai de Tecnologia em Logística de Produção, de Itajaí.“Além de apresentar soluções completas para o setor, a Logistique já é como um importante fórum para discussão dos principais temas relacionados a logística e transporte multimodal”, diz Rinaldi.

Players importantes

Alguns dos principais players da região Sul estarão presentes na Logistique 2019. Os Portos do Paraná, por exemplo, mostrarão seu potencial aos mercados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile. “A Logistique é uma oportunidade de apresentarmos os diferenciais que tornam os portos do Paraná os mais eficientes do Brasil, para clientes em potencial de toda região Sul”, diz o diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), André Pioli. Entre os pontos elencados pelo executivo estão a localização geográfica estratégica e a capacidade de movimentação de todos os tipos de carga.

Ao todo são 24 berços – sendo 16 no cais comercial de Paranaguá, dois berços em píeres de líquidos, dois em um píer de inflamáveis e dois berços em Antonina. Entre os diferenciais dos portos paranaenses está o modelo adotado para embarque de grãos, em sistema de pool, único no Brasil. A carga pode ser embarcada simultaneamente nos três berços de atracação exclusivos para granéis e é possível que um mesmo navio receba mercadoria de diferentes produtores – inclusive dos pequenos.

Paralelamente, a Floripa Airport – criada pelo Grupo Zurich Airport para administrar o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis – lançará na Logistique 2019 a nova marca do terminal de cargas de Florianópolis, considerado o mais bem equipado de Santa Catarina. De acordo com o CEO da empresa, Tobias Markert, o Floripa Airport Cargo traz uma evolução no que tange qualidade e inovação.

Junto com a nova marca, a empresa lançará o Programa Floripa Airport de Eficiência Logística, com o objetivo de apoiar importadores, exportadores e prestadores de serviços para que obtenham melhor performance de tempo nos processos de importação. Outras novidades importantes para o melhor atendimento dos clientes são a autorização de funcionamento (AFE) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a habilitação do Vigiagro (Mapa). Em 2019, o Floripa Airport Cargo tem batido recorde de agilidade, chegando à média de 66% das cargas liberadas em até 24 horas

No estande da Logistique, a Floripa Airport também apresentará o novíssimo terminal do Aeroporto Internacional de Florianópolis, com capacidade para 8 milhões de passageiros, que entrará em operação em 1° de outubro deste ano, e o Boulevard 14/32, uma grande praça em frente ao terminal que também será inaugurada em outubro. O investimento total é de R$ 570 milhões e as obras do novo terminal foram concluídas em junho deste ano.

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