Ex-governador de SC recebe convite para comandar Porto de Itajaí


Fábio da Veiga vai deixar o Superintendente do Porto de Itajaí (SPI), em Santa Catarina. O ex-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, recebeu o convite para comandar o complexo portuário. A mudança no comando do Porto de Itajaí ainda não foi oficializada. A Autoridade Portuária só vai se manifestar quando as mudanças forem publicas no Diário Oficial do Município.

O convite ao ex-governador foi feito pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, que é da mesma base política que Pinho Moreira. Médico cardiologista, Eduardo Pinho Moreira é figura conhecida da política catarinense. Ele foi governador do estado em dois mandatos, em 2006 e 2018, tendo sido eleito vice-governador nas duas ocasiões. Fábio da Veiga assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2021. Esta foi a sua segunda passagem como superintendente da Autoridade Portuária.

Há mais de um ano sem movimentações regulares de contêineres, o Porto de Itajaí conheceu no fim do ano passado a empresa que o administrará até o leilão definitivo, que deve acontecer em 2025: a Mada Araújo. As operações, no entanto, ainda não tem data de início.

O desejo do grupo é de que as movimentações retornem o mais rápido possível, mas isso depende de uma série de fatores. O terminal pode receber navios, mas precisa de alguns reparos pontuais para o funcionamento perfeito – por isso, a empresa já corre atrás de equipamentos.

No último mês, um grupo de representantes de classe, sindicatos patronais e laboral, do legislativo de Itajaí e do Executivo Estadual publicou um manifesto pedindo alternativas para o funcionamento do complexo.

O documento, enviado ao Ministério de Portos e Aeroportos e à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), destacou três pontos: falta de movimentação de navios de contêineres, congestionamento enfrentado pelo complexo de Navegantes devido às obras e ineficácia de medidas tomadas no processo licitatório.

Foto: Karina Ferreira/Agência AL

 

 

Anterior New Fortress inaugura TGS em Santa Catarina de olho em termelétricas e indústrias
Próximo Reino Unido anuncia investimento de 1 milhão de libras esterlinas em projetos de descarbonização da indústria brasileira