Fórum do Setor Portuário quer integrar terminais catarinenses


Representantes dos cinco portos de Santa Catarina participaram do evento, que terá novas edições. Objetivo é gerar crescimento mútuo da movimentação

Melhorar a integração e o crescimento mútuo da movimentação e fazer dos portos de Santa Catarina um exemplo nacional de competitividade é um dos objetivos do governo do estado e da SCPar, braço estatal com participações em empreendimentos, incluindo os terminais portuários de Imbituba e São Francisco do Sul. O primeiro passo foi dado em maio, com a realização do 1º Fórum Catarinense do Setor Portuário, no auditório da Secretaria de Estado da Administração. Representantes dos cinco portos catarinenses participaram do evento, que terá novas edições.

A ideia, segundo o presidente da SCPar, Gustavo Salvador Pereira, é unir forças, integrando os dirigentes dos maiores portos catarinenses e fomentar o crescimento. “É uma reunião de trabalho referente à agenda responsável pelo desenvolvimento econômico do estado. É o momento de aquecer o setor com discussões e compreender os gargalos”, diz. A SCPar pretende fomentar o setor portuário, criando inclusive um marco regulatório para os portos públicos do estado. “Nossos portos já são competitivos, mas há espaço para melhorar ainda mais”, resume o presidente da SCPar.

No decorrer do Fórum, os presidentes das empresas portuárias expuseram a situação atual e as estratégias para o futuro. O evento teve a participação dos presidentes Jamazi Ziegler (Imbituba), João Batista Furtado (São Francisco do Sul), Cassio Shreiner (Itapoá), Marcelo Werner Salles (Itajaí) e Osmari de Castilho Ribas (Portonave), além de dirigentes e colaboradores dos portos. Nas próximas edições, especialistas serão convidados para tratar de temas específicos de interesse do setor.

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Antes do Fórum, os presidentes dos portos catarinenses se reuniram com o governador Carlos Moisés, na Casa d’Agronômica, e ouviram um apelo pela integração do sistema portuário catarinense. Segundo o governador, embora haja concorrência entre os terminais, é necessário lutar pelas causas comuns a todos. “Estar juntos aqui já é um sinal de que todos querem contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado. É preciso ter em mente que, quando Santa Catarina cresce, todos ganham”, salientou Moisés.

Em 2018, os portos instalados em Santa Catarina movimentaram 44,5 milhões de toneladas, o que corresponde a 4% da movimentação de todos os portos do país. Os terminais da Portonave e Itapoá ocupam a quarta e a quinta posição, respectivamente, no ranking nacional de movimentação de contêineres.ν

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