Fórum pretende abrir nova fase para halal do Brasil


Câmara Árabe e Fambras Halal promovem o fórum de negócios Global Halal Brazil de 06 a 08 de dezembro em formato híbrido. Objetivo é fomentar a ampliação da produção halal brasileira para além da proteína animal.

A primeira edição do fórum de negócios Global Halal Brazil vai ocorrer entre os dias 06 e 08 de dezembro com a proposta de levar o Brasil a um novo patamar no mercado halal. O País é o maior produtor e exportador de proteína halal do mundo, mas quer avançar para novos setores e fazer chegar o conhecimento sobre sua expertise de fornecedor na área a mais países, além das nações árabes. Produtos e serviços halal são aqueles produzidos ou formatados segundo as exigências islâmicas.

Chohfi: halal se transformou em estilo de vida

Promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – Fambras Halal, com o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o fórum pretende ser um grande debate no qual serão explanadas posições de autoridades, empresários, religiosos e especialistas sobre o halal. O evento será híbrido, com versão presencial para convidados no Hotel Renaissance, na capital paulista, além de versão online, que poderá ser acompanhada de qualquer parte do mundo.

O fórum terá como missão chamar os empresários brasileiros a olhar para as oportunidades do halal e buscar a mesma competência que o setores de carne bovina e de frango conseguiram, agora em segmentos de valor agregado como cosméticos, moda, fármacos, serviços financeiros e turismo. Também é objetivo apontar os nichos geográficos desse mercado, que inclui todos os países muçulmanos, não só os árabes, e as comunidades islâmicas em regiões como Europa e Estados Unidos.

“É um mundo que tem cerca de dois bilhões de habitantes, com o mercado avaliado em US$ 3 trilhões. É um conceito que trata mais do que de características de abate de animais, mas que se transformou num estilo de vida”, diz o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi. “Nosso objetivo é sensibilizar as empresas exportadoras brasileiras para esse potencial extraordinário, trazendo-lhes conhecimento e capacidades para operar com eficiência nesse comércio”, complementa, sobre o fórum.

O vice-presidente da Fambras, Ali Hussein El Zoghbi, afirma que a realização de um fórum voltado ao halal era uma necessidade no Brasil pelo case de sucesso que o País é em proteína animal. A Fambras é uma das pioneiras em emissão de certificação halal no Brasil. Zoghbi lembra que o setor gera 1,5 milhão de empregos diretos e indiretos e é responsável por boa parte do saldo da balança comercial do Brasil. “Acredito que temos a possibilidade de uma grande realização com repercussão internacional”, afirma, sobre o evento de dezembro.

Já estão confirmadas as presenças de especialistas e autoridades do Brasil e do exterior no fórum, como Kamola Bayram, da Turquia, professora da KTO Karaty University considerada uma das mais influentes mulheres em finanças islâmicas em 2020 pela Cambridge IFA; Azuddin Rahman, da Malásia, diretor da Inno Bioceutical e Vietnam Halal Centre Company; Lorival Luz, CEO da BRF; Orlando Ribeiro, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Augusto Pestana, presidente da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), entre outros.

O secretário-geral e CEO da Câmara Árabe, Tamer Mansour, acredita na possibilidade de o Brasil dar um salto para além do que já conquistou no mercado do halal. “O Brasil precisa acreditar que o halal pode ser uma potência para as indústrias e serviços brasileiros. Juntos nós conseguimos mostrar essa nova cara do Brasil para o mercado halal”, afirma Mansour. Além de apresentar as possibilidades do halal para as empresas nacionais, o fórum pretende mostrar aos estrangeiros quem é o Brasil nesse mercado e o potencial de avanço do País na área.

Inscrições

O evento é gratuito e abrirá em breve inscrições para a versão virtual. Haverá tradução simultânea para o inglês e o português. Além da Apex-Brasil, o fórum tem o patrocínio da empresa BRF e do Portonave e Iceport. Também há apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, Liga Árabe e União das Câmaras Árabes.

Serviço:
Fórum de Negócios Global Halal Brazil
De 06 a 08 de dezembro de 2021
Híbrido – Inscrições para participação online em breve

Anterior Egito cresce como exportador de gás
Próximo ANTAQ e alemã GIZ divulgam estudo sobre risco climático em 21 portos brasileiros